Técnica, velocidade, força e adrenalina sobre duas rodas. É o que promete a Copa Down Hill Itabirito de Mountain Bike 2009, realizada pela Prefeitura em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude. A largada oficial será realizada no próximo domingo, 16 de agosto, às 10h, na pista do Alto do Cristo.

A tomada de tempo, em que será definida a posição dos atletas durante a largada, acontece no sábado, dia 15 de agosto, entre 8h e 16h. A prova é válida pelo ranking mineiro de ciclismo, conta a supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e faz parte do calendário oficial da Federação Mineira de Ciclismo (FMC) e também da CBC.

A expectativa dos organizadores do evento é de receber cerca de seis mil pessoas nos dois dias do evento para conferir a performance dos melhores atletas do Brasil. “Para esse ano a grande novidade é a revitalização do Alto do Cristo que passou a ter um novo projeto paisagístico e uma estrutura incrível para os visitantes e atletas, com mirante, banheiros, estrada de acesso pavimentada, área de lazer, entre outros atrativos”, afirma o secretário municipal de Esportes, Arnaldo Pereira dos Santos.

De nível internacional, a pista do Alto do Cristo tem o trajeto 2,2 mil metros de extensão e a média de velocidade atingida pelos ciclistas pode chegar a 82 km por hora. Localizada em um dos pontos turísticos do município, ela possui descidas íngremes e acidentadas, características ideais para o Down Hill.