Viagem aos Patrimônios Históricos pode começar em Praga: centro histórico é Reserva Monumental Urbana.

Castelos e palácios rodeados de jardins, centros históricos, aldeias com casas em estilo barroco rural, um edifício moderno e também um bairro judeu, o Zámostí, na cidade de Trebíc, formam o conjunto de bens do Patrimônio da Humanidade da República Tcheca. O país recebeu 12 nomeações da Unesco e outras dez serão incluídas em breve, o que o coloca entre os líderes em bens considerados como Patrimônios da Humanidade.

A região denominada Paraíso Tcheco (Ceský ráj) já está na Rede Mundial de Geoparques. Além da beleza inerente a esses locais, ainda existem importantes fatos históricos associados aos mesmos, como o acordo firmado nos jardins de La Villa Tugendhat, que dividiu a Tchecoslováquia, em 1992.

Em Praga, muitos estilos

O ideal é que a viagem pelos Patrimônios da Humanidade comece em Praga, onde o centro histórico da capital tcheca é Reserva Monumental Urbana, especialmente pela diversidade de estilos ali encontrados. Templos góticos, rotundas românicas, casas renascentistas, palácios barrocos ou rococós, edifícios modernistas e construções cubistas foram ali se instalando ao longo de 11 séculos. Imperdíveis: a praça da Cidade Velha, o Castelo de Praga, a Ponte Carlos.

Ceský Krumlov: centro histórico tem mais de 300 casas góticas e renascentistas.

Kutná Hora, cidade real

Kutná Hora, a menos de uma hora de Praga, guarda lembranças dos tempos medievais, quando foi, graças às minas de prata, a segunda maior cidade do Reino Tcheco. No seu centro histórico fica a Catedral de Santa Bárbara, em estilo gótico, decorada com afrescos relacionados aos mineiros, de quem a santa é padroeira. Também são Patrimônios da Humanidade em Kutná Hora, a Corte Italiana, antiga casa da moeda do século XV, residência dos reis tchecos e a Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Sedlec.

Castelo-palácio de Ceský-Krumlov

Denominada a pérola da Bohemia do Sul, a cidade de Ceský Krumlov tem um centro histórico com mais de 300 casas góticas e renascentistas e o castelo-palácio que, remodelado ao longo dos séculos, foi recebendo inúmeros estilos artísticos. Vale a pena visitar a Sala de Máscaras de estilo rococó e o Teatro Barroco. Indispensável um passeio pelos jardins do palácio, um dos maiores da Europa, onde no verão acontecem espetáculos ao ar livre.

Holasovice

Também na região da Bohemia do Sul fica Holasovice. Apesar de tantas reformas, ao longo dos séculos, conserva o sistema medieval de seqüência das casas, interconectadas por meio de muros com portas e portais com abóbadas. O aspecto atual da aldeia é resultado da remodelação realizada no século XIX em estilo barroco-rural, que pode ser visto na praça, nas 22 propriedades rurais e nos pátios-jardins.

Litomysl

Litomysl, cidade da Bohemia do Leste, que integra o Patrimônio da Humanidade desde 1999, é a terra natal de Bedrich Smetana, um dos gênios da música clássica tcheca. É ali também onde se realiza, todo ano, o festival de música Litomysl de Smetana, no pátio do palácio, declarado Patrimônio da Humanidade.

Vysocina

Igreja São João Nepomuceno é destaque em Zdár nad Sázavou.

Os bens da região de Vysocina, incluídos no patrimônio da Unesco em 1992, estão concentrados em uma área triangular tendo as cidades de Telc, Trebíc e Zdár nad Sázavou em cada vértice. Em Telc, a nomeação deveu-se ao conjunto de casas e ao palácio, obras do nobre e rico Zachariás de Hradec.

Em Zdár nad Sázavou, o destaque é a Igreja da Peregrinação de São João Nepomuceno, incluída na lista da Unesco em 1994. Trata-se de uma edificação do século XVIII, em estilo barroco, parte do antigo monastério, que hoje é um palácio. Lá também podem ser visitados o Museu do Livro e o Museu do Piano.

Em Trebíc, a convicência de judeus e cristãos está presente na Basílica de São Procópio, e no cemitério e bairro judeu de Zámostí. Bem próximo à basílica, fica o bairro judeu com mais de cem edificações: da sinagoga ao rabinato, até a escola judia.

Moravia Central

A segunda maior Reserva Monumental Urbana da República Tcheca fica em Olomouc, Patrimônio da Humanidade desde 2000, especialmente pela coluna em honra à Santíssima Trindade.

Perto de Kromeríz, bispos e arcebispos construíram sua residência de verão que, na segunda metade do século XVII, transformou-se em palácio de estilo barroco-primitivo. Este, Patrimônio da Humanidade desde 1998, decorado com valiosas pinturas dos séculos XVI ao XVIII, é rodeado pelo Jardim Palacial. O Jardim das Flores, também chamado de Libosad, com seus canteiros geométricos, labirinto e colunatas e estátuas de deuses e seres míticos, também foi incluído na lista da Unesco.

Modernismo na Villa Tugendhat

Fica em Brno, na Morávia do Sul, este bem de arquitetura moderna, estilo funcionalista. Desde 2001 na relação da Unesco, ele expressa bem a audácia do trabalho do arquiteto alemão Ludwig Miese van der Rohe. Nele, é como se interior e exterior se fundissem com janelas que vão do chão ao teto.

Mansões em paisagens culturais

A Paisagem Cultural de Lednice-Valtice fica na zona vinícola daMorávia do Sul junto da fronteira da Áustria. É um extenso complexo paisagístico nascido ao longo dos séculos XVII ao XX, nas terras da família Lichtenstein e incluem o palácio barroco de Valtice e o palácio neogótico de Lednice, com bosques e parques em seus arredores. Também fazem parte do conjunto de edificações menores o Templo de Apolo, o Templo das Três Graças e o Palacete Fronteiriço. Tem 200 quilômetros quadrados de área. É um dos maiores espaços naturais da Europa formados pelas mãos dos homens.

Paraíso Tcheco

Desde 2005, Paraíso Tcheco (Ceský ráj) foi incorporado à respeitada Rede Mundial de Geoparques. É composto de dezenas de rotas muito bem sinalizadas para trekking ou ciclismo, que percorrem inúmeros monumentos históricos e naturais. Em um único dia pode-se visitar formações rochosas de paisagens incríveis ou alguns dos castelos e palácios da região como Sychrov ou ainda as ruínas do Castelo Trosky, nadar ou praticar escalada ou paragli-ding.

Mais informações: www.czechtourism.com ou republicatcheca @athos.ppg.br.