Os brasileiros que quiserem viajar para os Estados Unidos podem obter o visto mais rapidamente. Hoje, o tempo de espera para agendar entrevistas nos consulados dos EUA em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife foi reduzido para menos de 30 dias.

Em São Paulo, a espera, que era de 90 dias em setembro, agora é de apenas três dias. Brasília e Recife têm esperas de apenas dois e cinco dias, respectivamente. No Rio, a espera caiu de 114 dias, em dezembro do ano passado, para 28 dias.

“Os Estados Unidos estão de portas abertas aos visitantes brasileiros. O interesse dos brasileiros em visitar os EUA é tão grande quanto o nosso em recebê-los, então temos feito grandes esforços em responder a essa demanda”, disse a cônsul-geral dos EUA no Brasil, Marie Damour.

Em setembro, a Missão Diplomática dos EUA no Brasil anunciou um investimento de US$ 7 milhões para a contratação de mais funcionários consulares, para a aquisição de novos equipamentos e para a melhoria da estrutura de atendimento aos solicitantes de vistos em São Paulo, Brasília, Recife e Rio de Janeiro.

O investimento teve resultado. Para comparação, no ano fiscal de 2003 (outubro de 2002 a setembro de 2003), todos os consulados dos EUA no Brasil emitiram 104 mil vistos de visitantes. Já este ano, apenas entre os dias 14 de setembro e 15 de outubro, foram processados 177 mil pedidos de visto.

“A dedicação dos nossos funcionários – americanos e brasileiros, trabalhando juntos – e nosso investimento em novas tecnologias e instalações mostram a importância que o governo dos EUA dá ao seu relacionamento com o Brasil”, disse Damour.

Para agendar uma entrevista de concessão de visto em qualquer um dos consulados dos EUA no Brasil é preciso entrar no site www.embaixada-americana.org.br e clicar em “vistos”.