Um antibiótico comum utilizado para combater a tuberculose “ajuda os ansiosos a esquecerem seus piores medos”, assegurou uma nova pesquisa de um grupo de especialistas. Os autores, pesquisadores da Emory University School of Medicine de Atlanta, nos Estados Unidos, descobriram que esse remédio ajudou muitas pessoas a vencer medos do vazio e de altura, que não haviam conseguido superar em terapia.

Michael Davis, que liderou a pesquisa, baseou o experimento em estudos precedentes sobre a transmissão de uma proteína específica para um determinado receptor do cérebro, crucial para superar o medo.

Davis descobriu que o remédio contra a tuberculose, que se comercializa no mercado americano com o nome de Seromicina, contribui para agilizar a transmissão dessa proteína.

Como a droga existe no mercado e está aprovada, Davis pôde experimentar sem problemas sua teoria em 28 pessoas com pânico de altura.

Alguns voluntários receberam uma dose do medicamento e outros, um placebo, antes de serem submetidos a um simulador de altura. Do total, 17 pacientes sob os efeitos do antibiótico conseguiram superar o temor da altura depois de oito sessões.