defato020108.jpgOs convites para confraternizações com a família e com os amigos, muito freqüentes nesta época do ano, fazem até os mais disciplinados cometerem alguns excessos. A mesa farta e o abuso nos comes&bebes acabam rendendo uns quilinhos extras, uma preocupação para quem desejar estar em forma para aproveitar a temporada de verão. Para completar, logo após as festas chegam as férias, um período onde é comum viajar e ficar longe da academia. O coordenador técnico da Carpe Diem Academia, Rodrigo Cribari Prado, afirma que mesmo longe da rotina de exercícios é preciso manter a disciplina.

As aulas da academia devem ser substituídas por práticas feitas ao ar livre, pois o importante é manter a regularidade, para não perder a forma e a resistência física adquirida durante todo o ano. ?O ideal é que as pessoas continuem fazendo seu treinamento no local onde estão passando as férias?, salienta o coordenador. Para não perder o ritmo o importante é se exercitar regularmente, seja com atividades recreativas na praia, piscina, caminhada, futebol ou corrida.

Ao voltar das férias também é preciso ter cuidado até que o organismo se adapte novamente à rotina de treinamento. O retorno à academia exige um acompanhamento por profissionais capacitados, que oriente o praticante a retomar os exercícios da melhor forma possível, respeitando seus limites individuais. O retorno às atividades deve ser sempre progressivo. Não é aconselhável que o indivíduo retorne às suas atividades de treinamento ou exercício físico, no mesmo nível de intensidade. ?Estabelecer um planejamento em conjunto com um profissional de Educação Física capacitado é sempre a melhor orientação?, considera Rodrigo Prado.