Colocar ao alcance de um número maior de pessoas os benefícios de uma prática que melhora a qualidade de vida é um dos objetivos do Curso de Extensão de Yoga, que começa no próxima sexta-feira (dia 10), na Universidade Estadual de Londrina ? UEL.

Como curso de extensão universitária, a iniciativa é praticamente inédita no Brasil, pois só tem similar numa universidade de São Paulo. As aulas serão ministradas pela professora Dorcas Vale, reconhecida por sua experiência e conhecimento do assunto. Em Londrina, foi dela a iniciativa de levar o Yoga para o ambiente universitário em 1998, na forma de cursos livres que continuaram até 2004. Alunos deste período afirmam que praticar o Yoga num curso dado no campus foi uma forma de ampliar seus conhecimentos, através de uma prática qualificada e a um preço mais acessível.  

Nayara Coutinho, de Londrina, afirma: ?O Yoga mudou minha percepção do mundo e da vida. Como sua prática, hoje em dia, ainda é cara, a oportunidade na UEL foi fundamental para conhecer o Yoga e poder me transformar.?

Laura Lago, que também freqüentou o curso, estimula a prática por reconhecer seus benefícios: ?O Yoga ajudou-me a compreender a interação do corpo e da mente, possibilitou o controle da ansiedade, do estresse, aumentando minha concentração e também meu rendimento acadêmico.?

Melissa Camargo complementa: ?Aprendi com o Yoga que posso controlar a ansiedade e dessa forma manter a serenidade para desenvolver melhor minhas atividades.?

Na forma de curso de extensão, as aulas que serão dadas na UEL propõem um aprofundamento na filosofia do Yoga e não se destinam só aos alunos da universidade, mas a toda a comunidade. Dorcas Vale explica que o Yoga não pode ser visto somente como uma ginástica. ?Valorizar apenas seus benefícios físicos  –  ensina – é enxergar a prática sob um único ponto de vista.? E conclui: ? O Yoga nos leva a  ter novas atitudes no cotidiano. Mostra, por exemplo, caminhos que levam à não-violência, um valor cada vez mais necessário na sociedade contemporânea.?

Professora de Yoga há mais de 15 anos, Dorcas criou há dez anos, em Londrina, a Escola Ananda. Na sua bagagem traz um curso de aperfeiçoamento feito com o mestre B.K.S. Yengar, na Índia. Também estudou com Joseph Lepage, na Califórnia, e Amrit Dessai, em Boston (EUA).

As inscrições para o curso na UEL já estão abertas e podem ser feitas das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Núcleo de Estudos Afro-asiáticos – NEAA,  no campus da universidade. Estão previstas 60 horas de aula, sendo 30 de teoria e 30 de prática, com direito a certificado. Neste caso, o valor é de R$ 100,00. Quem preferir fazer só as aulas práticas, paga R$ 50,00, sem direito a certificado. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 18 às 20 horas e começam no dia 10 de agosto.          

Informações sobre o curso no campus podem ser obtidas no Núcleo Afro-asiático (43) 3371-4599 ou na Escola Ananda de Yoga, pelo telefone 3339-1598.

Alunos da UEL também têm direito a descontos se preferirem fazer aulas na Escola Ananda, que mantém um convênio com a instituição através do Serviço de Bem-Estar à Comunidade ? SEBEC.