Pelo segundo ano Curitiba vai sediar a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama. A promoção, que acontece neste domingo, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância e os benefícios das atividades físicas para a prevenção da doença e para uma vida saudável. Durante o evento também serão realizados exames clínicos para a detecção do câncer. Toda a renda da promoção será revertida para o Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento da doença no Paraná.

A ação faz parte de uma série de iniciativas promovidas Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), que desde 1995 possui o licenciamento da Campanha Fashion Targets Breast Cancer, para trabalhar a campanha de prevenção, que hoje já está presente em quinze países. O símbolo da campanha – criado pelo estilista Ralph Lauren em homenagem à ex-editora de moda do The Washington Post, Nina Hyde, que morreu vítima de câncer os 40 anos – ganhou espaço no mercado, e além da moda, passou a ser incorporada por diversos segmentos, como seguradoras e material escolar, entre outras.

O produtor executivo da campanha, Onésimo Affine Júnior, destaca que a causa deixou de ser apenas uma ferramenta de marketing social e passou a ser uma estratégia para impulsionar diretamente os negócios. Segundo ele, a arrecadação nos dez anos da campanha no País, em todas as iniciativas, geraram recursos na ordem de R$ 30 milhões. A arrecadação brasileira também responde por 30% de tudo que é gerado com a iniciativa no mundo. “O ?Alvo? tornou-se uma marca forte. Prova disso é que não se trata mais de uma campanha periódica, ela é permanente, e administrada da mesma forma que outras marcas, sendo uma expressiva fonte de renda para o INCC e parceiros”, destacou Affine. Com os recursos da campanha o IBCC conseguiu ampliar de 6 mil atendimentos por mês, em 1994, para 16 mil por mês em 2003.

Para participar da promoção é preciso se inscrever até sábado, através do telefone 0800-773-0223 ou pela internet no endereço www.ibcc.org.br.