A Associação Brasileira de Asmáticos de São Paulo (ABRA-SP) promove neste sábado, dia 8 de maio, a 14ª Jornada contra a asma.

O evento acontece no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, das 9h às 13h, em comemoração ao Dia Mundial da Asma. A programação inclui uma caminhada em torno do parque e a apresentação teatral da peça Asma em Gestos, que por meio de interação com o público mostrará as diversas situações do cotidiano do asmático.

Em seguida, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos e demais especialistas atuantes da ABRA-SP vão tirar dúvidas, orientando pacientes e familiares sobre aspectos gerais da doença e distribuindo material informativo para orientação da população. O evento marca a comemoração do Dia Nacional de Controle da Asma e é realizado justamente no final do verão, pouco antes da chegada do frio, época do ano em que os pacientes mais sofrem com o problema.  

De acordo com a presidente da ABRA-SP, Vera Lúcia dos Santos Alves, esta será uma edição muito especial da jornada, pois comemora os 10 anos da entidade. “O nosso objetivo não é apenas informar e conscientizar a população sobre a asma, mas também ressaltar os benefícios de ter o diagnóstico e seguir o tratamento conforme orientação profissional”, explica. A especialista ainda ressalta a importância da difusão do conhecimento sobre o tema entre a população. “Assim como acontece todo ano, a jornada nos permite atingir um grande número de pessoas, que se tornam multiplicadores, pois acabam passando o conhecimento adquirido no evento para várias outras pessoas”.

A jornada tem trazido bons frutos com o passar dos anos, aponta o médico Clóvis Eduardo Galvão, vice-presidente da ABRA-SP, que participou de todas as edições já realizadas. ?Podemos perceber que o nível de conhecimento da população tem melhorado. Nas primeiras edições as pessoas chegavam completamente desinformadas. Hoje já recebemos pessoas com dúvidas sobre medicações, sobre posologia ou para conferir notícias que leram na Internet?. Ele também conta que a Jornada da Asma já conquistou um público cativo. “Temos pessoas que voltam ao evento em todas as edições, acompanhadas de seus familiares e amigos”.

A doença

A asma é uma doença respiratória crônica que atinge até 10% da população brasileira. Segundo o Ministério da Saúde, são mais de 3 mil óbitos notificados por ano, ou média superior a 8 por dia, 70% durante a hospitalização por asma. É, aliás, a quarta causa de hospitalizações, responsáveis pelo terceiro maior gasto do SUS, sendo ainda a terceira causa de internações entre crianças e adultos jovens. A doença é caracterizada pela inflamação das vias respiratórias e geralmente apresenta sintomas como chiado no peito, tosse, cansaço, dor torácica e falta de ar ainda na infância. Por ser crônica, não tem cura, mas com o tratamento realizado de maneira preventiva e prolongada, de acordo com orientação de especialista, permite que os pacientes usufruam de excelente qualidade de vida.

14ª Jornada contra a Asma
Data: 8 de maio de 2010
Horário: das 9 às 13 horas
Local: Parque do Ibirapuera
Informações: (11) 5549-8199