Rogério Flausino do Jota Quest.

Os baixos índices apresentados levaram a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) a antecipar a IX Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos 2007. Além de alertar a população sobre a importância social do tema, a intenção é elevar o número de doadores. A campanha deste ano, cujo tema é ?Preserve a vida, seja um doador de órgãos?, terá como padrinho o cantor Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest.

A ABTO divulgou os resultados obtidos pelo Registro Brasileiro de Transplantes no primeiro semestre deste ano. Pelo terceiro ano consecutivo observou-se uma diminuição na taxa de doadores efetivos no País. Em 2004, a taxa foi de 7,3 doadores por milhão de população, passando para 6,4 em 2005, 6,0 em 2006, caindo para 5,4 no primeiro semestre de 2007.

Deve-se destacar o Estado do Paraná, onde foram realizados 32% dos transplantes de coração, número seis vezes maior do que a média nacional e três vezes mais que Minas Gerais, o segundo colocado. Excetuando-se a região Sul, todas as demais regiões brasileiras apresentaram queda neste primeiro semestre.

Pela primeira vez, desde 1980, quando ocorreu o início dos programas de transplantes hepáticos, houve uma queda de 14% no número de doadores. Mesmo assim, o percentual de emprego de doadores vivos permaneceu estável com 17%. Por outro lado, o transplante de córnea registrou uma queda de 6% após vários anos de crescimento. Os transplantes renais permaneceram estáveis. Uma das maiores diminuições foi encontrada nos transplantes cardíacos e de pâncreas-rim.

SERVIÇO

Coordenação Estadual Paraná
Dr. Carlos Renato D?aviIa
Rua Barão do Rio Branco, 465
Telefone: (41) 3232 5740