Está comprovado que o risco de morte por causas cardiovasculares diminui 24% para aquelas pessoas que gastam mais de duas mil calorias por semana em exercícios. A educadora física especialista em medicina do exercício da Quality Fitness, Ana Karine Salomão, destaca ainda que as atividades físicas regulares aumentam o colesterol bom (HDL), melhora a eficiência cardíaca, diminui o peso e o estresse, aumenta a auto-estima, melhora a qualidade de vida e também o sono. Neste sábado, dia 31/08, às 10h0, no Cine 1 do Shopping Lindóia, a educadora física da Quality Ana Karine Salomão, o cardiologista Ricardo Stein, bem como a nutricionista Patrícia Iserhard estarão promovendo palestra gratuita aberta ao público.

O Lindóia Shopping fica na Assis Brasil nº 3522, em Porto Alegre. Caminhadas, natação, bicicleta e corridas são excelentes exercícios aeróbicos e devem ser feitos de 20 a 30 minutos, de três a cinco vezes por semana. Já os exercícios de força (musculação) podem ser feitos de duas a três vezes por semana, mas a pessoas com problemas cardiovasculares devem evitar séries até a exaustão e evitar trancar a respiração, pois a pressão arterial sobe rapidamente.

Ana Karine ressalta também que os exercícios de alongamento são fundamentais para a mobilidade e para evitar lesões musculares e que o melhor programa de exercícios é aquele que inclui exercícios aeróbicos, de força e de flexibilidade. Outro ponto importante a ser destacado é a prevenção primária deve começar já nos primeiros anos escolares, com a participação em esportes e assim seguir ao longo da vida criando hábitos saudáveis. Ana Karine lembra que hoje no Brasil uma em cada três crianças está com o peso acima do normal e já precisa fazer dieta e a obesidade é um risco grande para desenvolver doenças cardíacas. Mas lembre-se que antes de iniciar a prática de exercícios deve-se avaliar os riscos e o estado de saúde e de condição física, pois na falta de uma supervisão adequada corre-se o risco de um infarto agudo ou morte súbita durante o exercício.