É sempre muito bom receber a notícia de um exame positivo para a gravidez. No entanto, além da felicidade para o casal, a novidade traz outras preocupações, principalmente, com os cuidados durante a gestação.

Diversos exames devem ser realizados durante o pré-natal e em um deles, o autoteste de glicose, pode ser realizado em casa.

Os resultados aparecem em apenas 5 minutos, apontando o risco de diabetes gestacional, doença que atinge 7% das mulheres brasileiras nesta fase.

O exame de sangue deve ser feito no segundo trimestre da gravidez e pode ser controlado por testes caseiros pela urina, realizados em apenas um minuto. O que pode ocorrer são alterações moderadas nos níveis de glicose no sangue durante a gestação que aumentam o risco da mulher desenvolver diabetes no futuro.

O diabetes gestacional normalmente desaparece após o parto, mas pacientes com a doença têm um risco muito maior de desenvolver o problema no futuro se não detectados com precisão e antecedência. Novas pesquisas começaram a surgir, atestando que, mesmo pequenas alterações da glicemia podem aumentar o risco de diabetes.

Caso acusem alterações nos resultados são realizados outros exames com doses maiores de glicose. “No caso do teste de glicose qualquer alteração, ou seja, qualquer presença de glicose na urina deve ser comunicada ao médico”, adverte a bioquimica Carolina Ynterian.