Antes de besuntar seu pão com azeite, margarina ou manteiga considere os resultados de um novo estudo divulgado recentemente na Espanha. Pesquisa conduzida pela Universidade Católica San Antonio de Murcia concluiu que a margarina é o único produto que reduz o colesterol, quando comparado com o azeite e a manteiga, como parte de um café da manhã saudável.

Em outras palavras: a simples mudança de um velho hábito matinal, preferindo o consumo do pão com margarina pode reduzir os riscos de doença cardiovascular. Os resultados desse estudo provam mais uma vez que nem todas as gorduras são ruins.

Também comprovam que as gorduras boas, como ômega 3 e ômega 6, contidas na margarina influenciam positivamente o balanço de colesterol no sangue, o que ajuda a manter a saúde cardiovascular e a reduzir o risco de doenças coronarianas e acidente vascular cerebral (AVC).

Óleos vegetais

“Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não só as gorduras monoinsaturadas, presentes no azeite, são benéficas para a saúde cardiovascular”, destaca a nutricionista Roberta Lara Cassani, doutora e pesquisadora em investigação biomédica.

As gorduras poliinsaturadas, presentes em óleos vegetais e em cremes vegetais, contribuem para a saúde cardiovascular como um todo. “Essa recomendação vale não só para o café da manhã, mas para qualquer outra situação de consumo”, reconhece a especialista.

Durante três meses, os participantes do estudo espanhol ingeriram no café da manhã dois pedaços de torrada, utilizando, alternadamente, manteiga, azeite ou margarina a cada mês.

Na comparação final, o pão com margarina foi o único item do café da manhã que reduziu o colesterol total e os níveis de lipídios dos indivíduos saudáveis. O azeite teve pouco ou nenhum efeito sobre os níveis de colesterol, enquanto a manteiga aumentou o colesterol total do sangue.

Os resultados do estudo estão alinhados com as mais recentes recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para ingestão de gordura, que promove a substituição de gorduras ruins, como as encontradas na manteiga ou na banha de porco, pelos óleos vegetais e seus derivados, tais como a margarina e a maionese, por exemplo.

Café da manhã

“Não é preciso cortar a gordura da dieta, mas escolher o tipo mais saudável”, recomenda a nutricionista. O ideal em uma alimentação saudável é que 30% das calorias ingeridas sejam provenientes de gorduras, dos quais pelo menos dois terços sejam de gorduras “do bem”.

O organismo precisa especificamente de gorduras essenciais – ômega 3 e 6 -todos os dias, por isso é preciso consumi-las a partir dos alimentos. “Boas fontes de gorduras essenciais incluem, além da margarina, nozes, soja, óleo de canola, maionese e peixes”, ressalta Roberta Cassani.

Todos conhecem a máxima que prega que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. No entanto, essa continua sendo a refeição que recebe menos atenção da população em geral.

“Um café da manhã saudável não precisa ser complicado ou demorado. É fácil preparar alimentos saudáveis e pode fazer a diferença para a nossa saúde cardiovascular em longo prazo”, completa a pesquisadora.

Entendendo as diferenças

A manteiga é um produto gorduroso obtido exclusivamente pelo manuseio, com ou sem modificação biológica, do creme pasteurizado derivado exclusivamente do leite de vaca, por processos tecnologicamente adequados.

A matéria gorda da manteig,a deverá estar composta exclusivamente de gordura láctea. A margarina foi inicialmente desenvolvida como substituto da manteiga em 1869. É composta por óleos vegetais e possui grandes quantidades de gorduras poliinsaturadas.

Possui ômega-3 e ômega-6, gorduras essenciais para todos os indivíduos, crianças e adultos, que o corpo humano não produz, e devem ser consumidos a partir da dieta. 

Já o creme vegetal por sua vez é um produto em forma de emulsão plástica ou fluida, constituído principalmente de água e óleo vegetal e/ou gordura vegetal, podendo ser adicionado de outro(s) ingrediente(s), conforme legislação definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Portanto, a diferença entre manteiga e margarina ou creme vegetal é que a gordura da manteiga é exclusivamente láctea. Já a diferença entre margarina e creme vegetal é que a margarina precisa ter leite e/ou seus derivados e/ou constituintes como ingrediente obrigatório, já o creme vegetal pode conter ou não.

O azeite de oliva é definido pela Anvisa como o “óleo comestível obtido diretamente do fruto da Olea europaea L. (oliveira) por meio de processos tecnológicos adequados.”

Onde se escondem as gorduras trans

As gorduras trans, formadas durante o processo de hidrogenação industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida, são utilizadas para intensificar a consistência e a textura dos alimentos.

“O consumo da gordura saturada aumenta o colesterol ruim (LDL), mas não afeta o bom (HDL). Ao contrário, a trans, além de também aumentar o colesterol ruim, diminui o bom”, afirma o cirurgião cardiovascular Luiz Fernando Kubrusly.

* Alimentos de fast food
* Salgadinhos
* Batata frita
* Massa folhada
* Biscoitos e cookies
* Sorvetes
* Bolos recheados prontos
* Chocolates em barra e bombons
* Maionese
* Sopas e cremes industrializados