Foto: Valquir Aureliano

Palestras e folders alertaram a população.

Conscientizar a população sobre os perigos das arritmias cardíacas e prevenir a morte súbita. Estes foram os objetivos da campanha ?Coração na Batida Certa?, realizada ontem, em diversas regiões do Brasil, pela Sociedade Brasileira de Arritmia Cardíaca (Sobrac). Em Curitiba, durante todo o dia, foram promovidas séries de palestras e distribuídos folders explicativos à população. Isto aconteceu na Praça Rui Barbosa, na Boca Maldita e no Shopping Estação.

As arritmias cardíacas são alterações na freqüência ou no ritmo das batidas do coração. Elas são as principais causas da morte súbita, problema caracterizado pela morte inesperada, repentina e não acidental, que se tornou mais conhecido da população principalmente após atingir atletas de destaque, como jogadores de futebol.

Mais comuns em pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, como infarto e enfermidades do músculo cardíaco, as arritmias muitas vezes são assintomáticas, o que faz com que sejam desconhecidas de muitos portadores. ?As arritmias geralmente geram palpitações, tonturas e desmaios. Entretanto, também podem não apresentar sintoma algum. Embora sejam mais freqüentes em pessoas que já apresentem problemas cardíacos, também podem atingir jovens saudáveis, sendo ocasionadas por problemas genéticos e doenças elétricas do coração?, diz a médica cardiologista e especialista em arritmias cardíacas, Elenir Nadalin.

No Brasil, de acordo com Elenir, não existem dados precisos sobre os casos de arritmias cardíacas. Porém, a estimativa é de que 50% das mortes cardiovasculares ocorram por morte súbita. As arritmias podem ser identificadas por avaliações cardiológicas, que envolvem realização de eletrocardiograma.

Os tratamentos, segundo a Sobrac, dependem da natureza e da gravidade do problema, podendo ser mais ou menos invasivos. Eles podem envolver mudanças no estilo de vida, utilização de medicamentos antiarrítmicos e procedimentos cirúrgicos, incluindo implante de marcapassos e desfibriladores.