Colesterol alto, diabetes, estresse e hipertensão arterial são fatores de risco já bem conhecidos. O problema é que a cada dia surgem novos fatores que, associados a esses, predispõem a problemas cardíacos. Entre esses fatores estão a proteína C reativa e a homocisteína, que podem provocar o entupimento dos músculos cardíacos.

O cardiologista Edmar Santos, diretor médico da Cooperativa Moema de Saúde (Comsaúde), destaca a importância de um diagnóstico preventivo para amenizar o problema. “Muitas vezes, uma simples mudança na alimentação já diminui o risco”, diz Santos. “Fazer exercícios físicos e deixar o cigarro também são fundamentais”, afirma.

O cardiologista atende de segunda a quinta-feira em um consultório junto a sede da Comsaúde. Para informações ou agendamento de consultas, o telefone é 11. 5041-4939. O consultório fica na Avenida Moema, 87 – 13º andar – conjunto 132.

Comsaúde – A Cooperativa Moema de Saúde (Comsaúde) é a primeira cooperativa de usuários de planos de saúde do país. Ela oferece a todos os cooperados, além de planos de saúde como Unimed Paulistana, Med Card e Santamália com valores cerca de 30% mais baixos do que os praticados pelo mercado, 64 tipos de tratamento odontológico sem nenhum custo adicional ao valor do plano.

Justamente por trabalhar com um grande número de vidas, a Comsaúde consegue benefícios adicionais como descontos e o custeio da própria assistência odontológica aos cooperados.