As frutas são fundamentais na alimentação de qualquer pessoa, pois contêm grande quantidade de vitaminas e frutose (que dentro do organismo se transforma em glicose), elas podem influenciar, e muito, positivamente na saúde das pessoas.

A maior dificuldade encontrada pelas pessoas é saber como consumi-las corretamente.

Em seu ciclo de digestão, as frutas, geralmente compostas por 90% a 95% de água, passam rapidamente pelo estômago e terminam no intestino delgado (onde liberam seus açúcares).

O problema disso tudo, é que se ingeridas após uma refeição elas acabam presas no estômago junto aos outros alimentos. Ao contrário do que pensamos, elas não são complementares às principais refeições do dia. Segundo o nutrólogo Maximo Asinelli, o correto é ingeri-las com o estômago vazio.

Uma alternativa é transformá-las em suco, já que na forma líquida possuem a mesma porção nutricional das frutas. Para se ter uma idéia, a digestão do suco é ainda mais rápida. “Após 20 minutos da sua ingestão, a pessoa pode voltar a se alimentar sem passar qualquer desconforto”, constata Asinelli.

A melhor opção é sempre comer frutas no café-da-manhã e em períodos intermediários do dia – entre as principais refeições. Quanto mais frutas você consumir, maior oportunidade de seu corpo se “limpar” por completo, lembrando que é sempre importante evitar exageros, priorizando sempre o bom senso.