Pacientes que tomam medicamentos para o controle do colesterol e redução do risco cardiovascular ? as estatinas ? podem apresentar danos na estrutura muscular, segundo novo estudo publicado no Canadian Medical Association Journal.

De acordo com os pesquisadores, as estatinas estão entre as drogas mais prescritas do mundo, porém muitos pacientes desenvolvem fraqueza e dor muscular como efeito adverso. Avaliando a biópsia muscular de 83 pacientes -20 que nunca haviam tomado estatinas -os pesquisadores descobriram significativas lesões musculares em alguns pacientes que tomavam o medicamento, incluindo aqueles que haviam parado de tomar a droga antes da biópsia.

Apesar de, na prática, a maioria dos pacientes com sintomas musculares melhorarem rapidamente após interrupção do tratamento, as descobertas revelam que um subgrupo de pacientes parece ser mais suscetível à estatina, sofrendo danos estruturais persistentes , o que pode levar a quadros clínicos mais graves.

Novos estudos estão sendo realizados para saber a dimensão das lesões a longo prazo, mas os pesquisadores defendem avaliações musculares em todos os pacientes que usam esta substância.