Os cabelos são estruturas proteicas, isto é, feitos de aminoácidos, vitaminas e sais minerais. Toda vez que falta algum desses nutrientes no seu corpo, os cabelos podem ter problemas.

Eles podem cair, ficar frágeis e quebradiços ou até nem nascer. Às vezes, podem mudar de aspecto, de textura e até de forma, tornando-se lisos ou mais encaracolados. Grandes deficiências, como desnutrição grave, podem levar até à perda de cor nos cabelos.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a vitamina A não entra na composição dos cabelos que têm suas características preservadas com a ajuda dos nutrientes contidos no complexo B, presente no leite, em seus derivados e na maioria dos vegetais.
 
Também é muito importante manter uma alimentação rica em ferro (encontrado nas carnes vermelhas, no feijão e em alguns vegetais verde escuros, como o brócolis e a couve); o zinco (encontrado nos frutos do mar, como ostras e mariscos) e o cobre (encontrado também nos furtos do mar e no chocolate amargo).  Vale ressaltar que, para serem destinados aos cabelos, esses nutrientes têm de estar presentes em grande quantidade no nosso organismo.