A proliferação do vírus H1N1, causador da gripe A, faz com que as pessoas busquem meios de se proteger da doença.

Segundo especialistas em infectologia e nutricionistas, a melhor maneira é reforçar o sistema imunológico por meio de uma alimentação saudável e direcionada. Segundo a nutricionista Fernanda Benato, o ideal é priorizar alimentos, como iogurte natural, cenoura, beterraba, couve, espinafre e peixes que ajudam o sistema imunológico no combate às viroses.

No entanto, as pessoas que trabalham o dia inteiro fora podem encontrar algumas dificuldades para conciliar um prato saudável com as diversas opções encontradas em buffets. O ideal mesmo, segundo a nutricionista, é optar por refeições leves, que mantém o corpo saudável e mais forte para enfrentar a gripe.

A nutricionista enfatiza ainda que é importante ter especial atenção também com a higiene. “A pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão e depois com álcool 70º antes de se servir em buffets. Isso evita contaminação do próprio prato e dos alimentos expostos”, explica.

Outra recomendação é para reforçar a imunidade é manter o corpo hidratado. Manter as vias aéreas úmidas desestimula o vírus. O indicado é ingerir pelo menos um litro e meio de água por dia, sempre preferindo água mineral e na temperatura ambiente. Os chás de gengibre, alho, alecrim, limão e laranja também são excelentes anti-virais.