Existem vários tipos de perda de cabelo, entre as mais comuns estão a calvície, chamada de alopecia e a perda de todos os cabelos, conhecida por alopecia total. A Alopecia ocorre mais freqüentemente em homens e ocasionalmente em mulheres e é a mais comum de todas, tanto no padrão masculino e como no feminino.

Um único cabelo geralmente dura de 2 a 6 anos e é, então, substituído por um novo cabelo. Quando a calvície começa, existe um excesso de cabelo mais curto e fino, tipo o que os bebês têm na cabeça.

O normal é perder cerca de 100 cabelos por dia. Uma vez que o folículo piloso morre, ele nunca mais produz cabelos. Mas há casos em que o folículo não morreu, mas só deixou de produzir cabelo. Um tratamento cuidadoso pode restaurar o crescimento de pêlos.

CAUSAS

Hereditariedade(especialmente nos homens), fatores hormonais, envelhecimento, ou doença sistêmica. A queda localizada de cabelo também poderia ser causada por cicatriz após um ferimento ou uma operação.

Outros fatores incluem má circulação, febre alta ou outra doença aguda, cirurgia, radiação (tratamentos raios-X), medicamentos, anestesia, dietas de redução drástica, estresse (deficiência de vitamina B), má alimentação, doença da pele, súbita perda de peso, deficiência de ferro, doença da tireóide, obesidade, pílulas de controle de natalidade, diabetes, deficiência vitamínica. Uma dieta nutritiva deve ser comida todo dia.

Perda de cabelos em mulheres, na maioria das vezes, ocorre após a menopausa. Algumas mulheres perdem alguns cabelos 2 a 3 meses após o parto, devido as alterações hormonais, e durante o final da gravidez, tendem a bloquear a queda normal de cabelo, que é revertida dentro de 6 meses. Hipotireoidismo também pode causar queda de cabelo, bem como pouca vitamina A.

TRATAMENTOS NATURAIS

• A circulação no couro cabeludo (que é menor nos homens do que nas mulheres) deve ser melhorado. Massagear o couro cabeludo diariamente ajuda. Mantenha o couro cabeludo e os cabelos limpos. Evite excesso de shampoo.

• Deve haver quantidade adequada de proteína na dieta (especialmente sementes vegetais como o gergelim, abóbora, girassol, amêndoas), levedura de cerveja, mas, como para tudo mais, não comam além da conta.

• Minerais e vitaminas são importantes para o crescimento de cabelos. Tome um bom complemento, pelo menos duas vezes por dia. Beba suco de vegetais frescos, pelo menos uma vez por dia. Tome vitamina A. Várias vitaminas B afetam especialmente o crescimento e a cor do cabelo. Outras vitaminas, como a E, também são importantes.