O efeito pandêmico começa a tomar conta dos lares brasileiros. A economia afetada, o desemprego, a baixa renda, são alguns dos fatores que já batem à porta de milhares de pessoas colocando um enorme alerta na vida financeira de cada um.

Pessoas estão endividadas. Os juros de empréstimos, cheque especial e cartão de crédito já consomem boa parte da renda de muitas famílias. Algumas dívidas são insustentáveis afetando a qualidade de vida e até mesmo a subsistência alimentar diária.

Eu sei que estar endividado te deixa desanimado, para baixo; sei que consome mais energia e até te bloqueia para novos negócios ou novas perspectivas. Não saber qual caminho tomar e até mesmo o medo de passar algum tipo de necessidade te destrói diariamente.

Se você está assim, em um caminho difícil, está na hora tomar decisões difíceis e agir de forma radical para conseguir enfrentar suas dívidas.

Para te ajudar, assim como faço no meu Instagram Amigo de Negócios, quero te passar cinco dicas que te ajudarão a te manter longe das dívidas e a não cair no desespero econômico como acontece com muitas pessoas. Vamos lá?

Dica 01

Levante todas as suas dívidas. A psicologia explica que o ser humano não gosta de coisas negativas, com isso criamos enormes bloqueios e crenças limitantes que nos impedem de resolver problemas. Crie coragem! Levante todos os débitos, pendências, contas de cartão de crédito, cheque especial, dívidas com amigos, taxas de juros de cada dívida, entre outros, para que você tenha um panorama geral da sua vida financeira e assim tomar decisões como cortes, escolhas de prioridades e mudanças de hábitos.

Dica 02

Anote tudo que você gasta diariamente. Ter uma noção de como é sua vida financeira, seus gastos, somado ao levante de todas as dívidas, te guiará para os novos caminhos de mudanças.

LEIA TAMBÉM: 06 Dicas para se organizar e planejar novos caminhos financeiros

Dica 03

Não comece a vida criando uma grande dívida como aquisição de apartamentos ou carros. Construa sempre patrimônio e ativos e não passivos. Financiar imóveis e carros te coloca nas grandes filas dos juros (o valor a pagar dá quase para comprar dois bens ao mesmo tempo), sem contar que é um dinheiro enorme que você deixa de investir no que realmente fará a diferença na sua vida. Ter apartamento da moda e/ou carro não é status nenhum. Se fizer opção por adquiri-los evite ao máximo os juros e somente obtenha se tiver uma vida financeira tranquila ou por necessidade.

Dica 04

Adquira livros, audiobooks ou podcast (em breve teremos o Amigo Cast gratuito, o podcast do Amigo de Negócios). Você adquirindo esses itens te ajudará a crescer, a agregar conhecimento na sua vida para tomar as melhores decisões na sua vida profissional e negócios.

Dica 05

Conte para alguém dos seus problemas financeiros. Muitas vezes não compartilhamos nem com a própria família nossa vida financeira. Somos seres sociáveis e precisamos nos comunicar, trocar ideias, experiências e apoiar e receber apoio sempre que for necessário. Os grandes negócios, os melhores empregos, nascem sempre do ato de se comunicar e bem com amigos e familiares.

Mude seu mindset! Permita-se crescer, mudar e ajustar sua vida. Não deixe que as crenças limitantes te fechem para novas oportunidades.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu “Amigo de Negócios”.