Em tempos de crise devemos aguçar ainda mais nosso olhar crítico quanto aos custos e despesas diárias. Ter uma mente econômica, agir de forma organizada, saudável e eficiente, trazem a excelência de uma vida de inteligência financeira essencial para o equilíbrio econômico do dia a dia.

Sem dúvida escolher por uma vida equilibrada não é uma tarefa fácil, é desafiadora, mas que se levada a sério pode te proporcionar uma vida tranquila sem grandes problemas financeiros.

As escolhas do dia a dia fazem toda diferença para que você possa economizar dinheiro e alcançar este equilíbrio financeiro. Mudar atitudes, ações, e, porque não, produtos e serviços tradicionais para algo mais econômico e gratuito, pode ser o que falta para você alcançar seus objetivos e a independência financeira.

Assim como faço no meu Instagram “Amigo de Negócios”, hoje quero te dar 05 dicas de serviços que você paga, mas que existem de forma gratuita.

Dica 01: Tarifas de serviços bancários. Muitas pessoas ainda têm medo dos bancos digitais, pois pouco sabem que a segurança é igual ou maior do que as contas dos bancos tradicionais. Bancos digitais não cobram tarifas mensais pela utilização dos seus serviços, e te proporcionam experiências importantes para seu dia a dia.

LEIA TAMBÉM: Banco digital x banco tradicional: qual deles é mais vantajoso?

Dica 02: Serviços de organização diária e aplicativos. A plataforma Google oferece diversos serviços de organização e de aplicativos que você usa no dia a dia que são totalmente gratuitos, tais como: calendário, agenda, google drive (com editores de textos, planilhas, apresentações, etc.), Youtube para entretenimento, entre outros. Vale a pena utilizar, são ótimos e o suficientes para o uso diário.

Dica 03: Cursos gratuitos. Atualmente existem diversas plataformas de cursos gratuitos para potencializar sua profissão, negócios ou ainda na descoberta de novos caminhos, sites como: SEBRAE, SENAI e SENAC, Banco Central, Vale do Pinhão, Fundação Bradesco, XP Investimentos, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Cursos na faixa! Cinco dicas para estudar de forma gratuita

Dica 04: Precisa criar imagens para divulgação de alguma tarefa ou serviço? Atualmente há diversas ferramentas gratuitas que podem te auxiliar nisso, tais como: Canva, Kaine Master, Trakto, entre outras.

Dica 05: Tem vontade de abrir seu próprio negócio? A abertura de uma empresa MEI – Micro Empreendedor Individual é gratuita pelo site QUERO SER MEI do Governo Federal, vale a pena conferir.

Não deixe de olhar com carinho suas atitudes diárias, muitas vezes são elas que trazem as grandes respostas da sua vida.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu “Amigo de Negócios”.