O brasileiro tem um carinho muito especial pelo mês de dezembro, época do Natal, encontro com a família, com o amor. Hora de renovar as esperanças, de perdoar, de confraternizar com as pessoas especiais das nossas vidas.

É claro que neste ano tudo será um pouco diferente, a pandemia nos limita o contato, o encontro, mas nem por isso deixaremos de estar próximos de quem amamos, nem que seja de forma virtual.

O mês de dezembro também é conhecido por um mês importante para o comércio, as vendas aumentam, a busca do consumidor por lembranças e presentes são importantes para a economia do país.

Para quem me acompanha no meu Instagram Amigo de Negócios e no canal do Youtube Amigo de Negócios sabe que sempre destaco que para vender mais e melhor, o vendedor, seja autônomo ou até de grandes empresas, precisa estar preparado.

Desta forma, hoje aqui no meu Blog Amigo de Negócios, quero te passar dez dicas, dez estratégias infalíveis para te ajudar na captação de clientes, e consequentemente, vender mais e melhor.

Dica 01: Conheça bem seu cliente, suas necessidades, dores e anseios. Mapeie a persona, onde se encontram. Muitos vendedores querem vender e esquecem de apontar para o cliente ideal.

Dica 02: Crie estratégias personalizadas para cada cliente que irá atender. Você conhecendo a persona e as necessidades do cliente consegue planejar as ações individualizadas para melhor atender.

Dica 03: Ajuste o seu portifólio para gerar maior valor a quem quer atender. Uma vitrine mais estilizada, uma apresentação do produto ou serviço de forma mais clara e objetiva, faz toda diferença para vender mais.

Dica 04: Venda valor! O vendedor precisa ser um consultor de negócios; precisa apresentar o remédio para as dores do cliente, apresentar os benefícios e experiências em comprar ou contratar seu produto ou serviço.

Dica 05: Utilize marketing de conteúdo segmentado. Em sua loja, nas redes sociais, sites, anúncios em jornais, rádio e televisão, seja assertivo e claro nos detalhes da apresentação do seu produto ou serviço. Produzir informações e soluções personalizadas, com foco no seu público-alvo, é uma das estratégias de vendas mais importantes.

Dica 06: Crie seu funil de vendas. As pessoas não se organizam para realizar a venda. Muitos vendedores acreditam que só a experiência ou os argumentos são técnicas suficientes para boas vendas, mas estão enganados. As fases do funil de vendas são essenciais para o sucesso do seu negócio.

Dica 07: Crie um modelo estratégico separado por estágios, estruturando de forma visual toda a jorna de um consumidor em potencial.

Dica 08: Faça estudos sobre os potenciais clientes e crie uma planilha de consumidores que realmente estão dispostos a comprar ou te contratar.

Dica 09: Se seu cliente for um cliente que consome seu produto ou serviço de forma recorrente, faça um checklist de manutenção dos clientes já conquistados. Busque dar atenção ao pós venda.

Dica 10: Se seu cliente final for uma pessoa jurídica, faça uma lista dos nomes das pessoas tomadoras de decisão, os nomes de quem realmente pode fechar a compra com você, e foque nelas.

Se você seguir algumas dessas estratégias, você terá grande chance de conquistar seus clientes, consequentemente vender mais e melhor.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu Amigo de Negócios.