É de consenso geral que economizar dinheiro durante o mês é uma tarefa desafiadora. Pequenos gastos sem controle, falta de planejamento e estilo de vida incompatível com suas finanças, são fatores importantes que podem atrapalhar sua saúde financeira.

Como faço no meu Instagram Amigo de Negócios, hoje quero te ajudar a mudar isso, quero te ajudar a economizar. Preparei uma lista de 12 dicas envolvendo diferentes situações para você poupar e assim fazer render seu dinheiro até o final do mês. Não são tarefas fáceis, aliás, bem desafiadoras, mas que podem fazer total diferença na sua vida.

Vamos lá!

Dica nº 1 – Educação financeira começa em casa: como sempre afirmo em meus artigos, elabore a famosa planilha de receitas e despesas. Anotar tudo que recebe e gasta será de grande valia para realizar o estudo de impacto financeiro da sua vida.

Dica nº 2 – Produtos de limpeza: você sabia que nos rótulos de produtos de limpeza tem a quantia certa para você utilizar cada produto em cada situação? Na maioria das vezes utilizamos praticamente o dobro do recomendado só para ter maior sensação de limpeza.

Dica nº 3 – Transporte: ao se deslocar dê preferência ao transporte público ou transportes de duas rodas como bicicletas ou motocicletas. Infelizmente o carro é uma grande fonte de despesas que pode, em muitos casos, serem cortados das nossas despesas diárias.

Dica nº 4 – Cartão de crédito: use com inteligência, e se não conseguir controlar, deixe-o em casa para apenas situações de emergência. Muitas vezes o cartão de crédito é o grande vilão da história, pelos altos juros quando pago em atraso, pela natureza de pagamento posterior a compra (o que foge muitas vezes do controle), pela praticidade, e demais fatores.

Dica nº 5 – Mercado: antes de ir ao mercado faça lista de compras com tudo que verdadeiramente necessita e não fuja disso. Pesquise possíveis descontos em produtos. E, por fim, se alimente antes de ir ao mercado. Parecem dicas bobas, mas que fazem toda a diferença ao final da sua permanência no estabelecimento.

Dica nº 6 – Cultive uma pequena horta em casa: além de ser um passatempo interessante, você pode economizar na compra de verduras e temperos.

Dica nº 7 – Compras virtuais: se possível, faça compras pela internet, pois além da praticidade, há maiores descontos e você poderá comparar preços sem sofrer assédios dos vendedores.

Dica nº 8 – Pague à vista: aproveite os descontos ofertados em pagamentos à vista. Além de te ajudar na organização financeira, também te renderá boa economia.

Dica nº 9 – Pegue emprestado: se você foi convidada para uma festa e está pensando em comprar uma bolsa, sapato ou vestido novo. Pegue emprestado.

Dica nº 10 – Gastar com consciência: jamais gaste dinheiro antes de receber. Não seja consumista e não se leve por propagandas. Faça uma análise de autoconhecimento e veja o que realmente é importante para a sua vida.

Dica nº 11 – Lazer: existem várias atividades e eventos gratuitos em nossas cidades, peças de teatro, exposições, sessões de cinema, programas ao ar livre como parques e passeios públicos. É só pesquisar bem e encontrar o lazer ideal para você.

Dica nº 12 – Água e energia elétrica: consuma somente o essencial. Mantenha as torneiras fechadas quando não utilizadas. Evite deixar aparelhos e lâmpadas ligadas sem necessidade.

Existem outras inúmeras ações para se economizar dinheiro no dia a dia durante o mês, todas elas precisam essencialmente de uma postura nova, de uma nova consciência econômica.

Ajustar suas atitudes é ajustar a vida!

“Um pequeno vazamento pode afundar um grande navio” – frase de Benjamin Franklin, um importante político norte-americano e que está totalmente ligado à economia do seu país, afinal sua cara estampa a nota de 100 dólares.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu “Amigo de Negócios”.