Quando iniciamos a leitura de qualquer texto com títulos similares a este, ou desencadeamos um processo mental de esperança muito forte que nos conduz a leitura até o final, ou de pronto já desacreditamos e nem damos chances a mente sonhar, mentalizar, refletir, idealizar e executar caminhos para alcançar tais objetivos.

Para que tenhamos a chance de alcançar a riqueza, precisamos entender que o primeiro passo a ser dado está dentro de nós mesmos. Já dizia T. Harv Eker em seu livro Os Segredos da Mente Milionária “Se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes – quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível”.

Então, para iniciar o processo da busca da riqueza, você precisa estar muito conectado ao que chamamos de autoconhecimento. Precisa entender profundamente sua identidade, valores e crenças, ter uma leitura aprofundada dos seus propósitos, objetivos e limitações, para que aí sim possa organizar, planejar e executar ações concretas.

Por óbvio você não vai ficar rico da noite para o dia, a não ser que ganhe na loteria, então saiba desde já que para chegar a riqueza vai te custar muitos esforços, trabalho e principalmente, horas de planejamento e estudo.

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Para uma pessoa ficar rica não precisa de mágica ou sorte, mas sim de uma forte mudança de hábito e de ações ousadas para alcançar tal objetivo.

Aqui vão algumas dicas que sempre dou para os seguidores do meu Instagram Amigo de Negócios:

1. Planilha de Organização financeira. Já trouxe essa dica aqui algumas vezes, mas é importante repetir. Registre todas as suas receitas e despesas em planilhas ou no seu caderno de anotações. É importante você conhecer todas as suas receitas e despesas durante o ano todo e assim realizar o estudo de impacto financeiro na sua vida.

LEIA TAMBÉM: Organização Financeira: Como planejar, fazer o controle financeiro e manter uma vida financeira equilibrada

2. Economize dinheiro. Gastar compulsivamente ou de forma aleatória sem qualquer planejamento, te afastara do seu real objetivo milionário. Gaste somente o essencial e apenas com coisas essenciais.

LEIA TAMBÉM: 12 dicas para economizar dinheiro no dia a dia

3. Poupe dinheiro. Crie sua reserva de emergência e aprenda o hábito de investir, pois isso vai te auxiliar a alcançar a tão sonhada riqueza. Utilize-se primeiramente da fórmula 50, 30, 20: a) 50% da sua renda para gastos fixos e essenciais, tais como: alimentação, água, luz e internet; b) 30% da sua renda para gastos variáveis, tais como: cinemas, restaurantes e tv a cabo; c) 20% da sua renda para investir, sendo o primeiro passo criar sua reserva de emergência e depois montar sua carteira diversificada de investimentos.

LEIA TAMBÉM: Tudo que você precisa saber sobre Reserva de Emergência

4. Procure novas fontes de renda. Talvez seja uma das tarefas mais difíceis, mas talvez a mais recompensadora. Você precisa gerar novas rendas para aportar aos seus sonhos milionários. Além de te motivar, a renda extra acelerar naturalmente seu processo de riqueza. Vale a pena!

LEIA TAMBÉM: Sete dicas para ter uma renda extra e realizar seus sonhos

5. Substituir maus hábitos. Sabe aquele hábito que você tem de colocar a preguiça a frente dos seus sonhos? Ou de você toda semana gastar suas economias em atividades que não te agregam em nada? Ou até mesmo aquela desculpa em não se aperfeiçoar com novos cursos e aprendizados? Pois bem, está na hora de você rever seus conceitos, pois essa também é uma grande ferramenta para alcançar a riqueza.

LEIA TAMBÉM: Dicas para você não perder as oportunidades da vida!

6. Invista bem suas economias. Essa é a dica de ouro, pois é a mais importante ferramenta para você alcançar a riqueza.

Primeiro de tudo invista em conhecimento, leituras e cursos, sem evoluir em conhecimento você terá grandes dificuldades.

Conjuntamente diversifique sua carteira de investimentos em renda fixa, variável, cambio e novos negócios, o tão famoso método ARCA: “A” de Ações e negócios; R de Real estate, ou mercado imobiliário; C de Caixa para enfrentar crises e problemas que aparecem no mercado, o que é basicamente a segurança da renda fixa; e o último A é de Ativos internacionais, se precavendo de problemas internos.

Por óbvio essa última dica é a mais complexa, inclusive é a que mais trabalho com meus clientes em longas mentorias e cursos, mas tenha certeza que se você realizar os cinco primeiros passos, quando chegar ao último você estará bem mais maduro para entender toda dinâmica necessária para ter um acompanhamento profissional para desenvolver a sua ARCA.

“Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados.” T. Harv Eker – Autor do livro Os Segredos da Mente Milionária.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu “Amigo de Negócios”.