Devido ao grande aumento de casos acometidos pela pandemia da Covid-19, mais uma vez o brasileiro se viu limitado quanto ao atendimento presencial de lojas, shoppings e afins, dando oportunidade a negócios virtuais.

Mas, comprar pela internet é seguro?

A resposta para esta pergunta é “SIM”, desde que tomada as devidas precauções necessárias.

Segundo a pesquisa ‘Shopping During The Pandemic’¹, realizada pela empresa Ipsos com entrevistados de 28 países, 47% dos brasileiros têm feito mais compras online do que faziam antes da pandemia de Covid-19. O que demonstra a abertura do brasileiro para esta modalidade.

Podemos dizer que são inúmeras as vantagens de comprar pela internet. Normalmente é mais barato devido ao baixo custo operacional e a maior variedade oferecida. Há, também, outras vantagens, como: comodidade, opções de pagamento, 24 horas para possíveis compras, acesso fácil aos dados do produto, opinião de outros compradores, privacidade, entre outros.

Imagem de Free stock photos from www.rupixen.com por Pixabay

Hoje quero te deixar 8 dicas de como fazer compras pela internet com segurança, tomando as devidas precauções necessárias.

1. Verifique e escolha sites seguros e confiáveis. Antes de fazer um pedido, verifique se o site conta com o ícone de um cadeado na barra de endereço do navegador. Se o site tem CNPJ, endereço e canal de atendimento ao cliente.

2. Desconfie de preços muito abaixo do mercado, essa normalmente é a armadilha mais usada por cybers criminosos.

3. Verifique a reputação do site, bem como as avaliações de outros compradores. Se cercar de informações neste momento é muito importante.

4. Não revele senha do cartão de crédito. Sites de compras pela internet não pedem senha, por isso jamais forneça essa informação.

5. Não utilize computadores públicos ou em locais com pouca segurança, sem o conhecimento da origem da máquina. É nesses ambientes que podem estar morando o os perigos de algum sistema, software ou aplicativo que possa comprometer a segurança.

6. Mantenha o antivírus atualizado, pois o software será capaz de detectar tentativas de invasão e evitar ataques ao dispositivo.

7. Registre os passos da sua compra. Acompanhe e-mails, confirmações, o deslocamento do frete, entre outros. Este é um exercício essencial na hora da compra.

8. Verifique as políticas de compra da empresa e sua privacidade. Seja pela segurança, seja para defeitos ou trocas, é importante você entender as políticas da empresa para o momento da sua compra.

Comprar pela internet é o caminho do futuro, o que devemos é estar atentos as tecnologias que nos aproxima dessa nova tendência.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu “Amigo de Negócios”.

Link pesquisa Ipsos:
https://www.ipsos.com/sites/default/files/ct/news/documents/2021-01/shopping-during-the-pandemic.pdf