Sabe aquele sonho de realizar uma viagem ao nordeste ou ao exterior, aquela festa grande de casamento, comprar o imóvel próprio, carro novo, ou o simplesmente o fato de sair das dívidas? Essas metas só serão concretizadas se você planejar sua vida financeira.

Quando realizo meus atendimentos de mentoria financeira, as pessoas me perguntam o porquê não conseguem poupar, realizar sonhos ou até alcançar a independência financeira; quase sempre o problema é o mesmo, a falta do planejamento financeiro.

Fazer o planejamento financeiro não é viver abitolado em prol do dinheiro, muito pelo contrário, acredito muito na teoria da inteligência financeira por meio dos pilares gastar bem, investir melhor e ganhar mais.

Mas, faça seu planejamento financeiro AGORA!

Foto de RODNAE Productions no Pexels

Normalmente deixamos para pensar em nossas dívidas, nosso próximo ano e as contas de início de exercício, somente quando recebemos o 13º salário, próximo ao final de dezembro ou até mesmo no início do ano seguinte, e este é o maior erro.

Para que a chave financeira da sua vida comece a mudar, você precisa fazer um planejamento com calma, tranquilidade, passo a passo, sendo honesto com suas receitas e despesas, inclusive, se possível, já planejar tudo que irá acontecer nos próximos 6 a 12 meses a partir de agora.

Hoje, como faço no Instagram Amigo de Negócios, quero te deixar algumas dicas, alguns itens que não podem faltar no seu planejamento financeiro.

Dica 01: Resgate os créditos de nota fiscal ainda em novembro

Lembra que você solicitou o ano todo o CPF na nota? Chegou a hora de resgatá-lo para inciar sua reserva de emergência ou até mesmo transferi-lo para o pagamento do IPVA / IPTU, baixando assim o valor desses tributos no período mais difícil do ano.

LEIA TAMBÉM: CPF na nota vale dinheiro!

Dica 02: Faça uma faxina financeira

A faxina financeira é o ato de limpar de sua planilha financeira, agir no combate daquelas despesas supérfulas como juros, taxas e tarifas, inclusive consumo exagerado sem justificativas.

LEIA TAMBÉM: 12 dicas para economizar dinheiro no dia a dia

Dica 03: Projeção na planilha financeira

Por diversas vezes durante o ano destaquei a importância de anotar tudo na sua planilha financeira, agora chego a hora de dar um novo passo, criar uma projeção de todas as possíveis receitas e despesas fixas, variáveis e sazonais dos próximos 6 a 12 meses, preferencialmente as fixas, para que você tenha um panorama geral do que irá acontecer daqui para frente.

LEIA TAMBÉM: Contas do início do ano: 06 Dicas para se organizar e planejar novos caminhos financeiros

Dica 04: Décimo terceiro salário

Sim, já inicie o planejamento da utilização do seu décimo com consciência. Pague dívidas que correm juros, poupe um pouco e gaste com o que realmente será essencial para o seu final e início de ano. Há quem diga que é interessante o pagamento de amortizações de parcelas. Não acredito ser tão viável se você não tiver uma folga financeira boa, se você optou pelo parcelamento e financiamento é porque já havia estruturado suas finanças para isso, particularmente eu sugiro dar preferência as aplicações financeiras rumo a sua independência.

LEIA TAMBÉM: O que fazer com o décimo terceiro salário

Dica 05: Invista em seu futuro

Quando analisada as contas (receitas e despesas), veja se é possível investir em cursos e livros. Adquirir conhecimento sem dúvidas será a grande ferramenta para seu futuro.

LEIA TAMBÉM: Cursos na faixa! Cinco dicas para estudar de forma gratuita

E lembre-se: a saúde da sua vida financeira e sua independência financeira só mudarão quando você mudar!

Meu nome é Marlon Roza, sou seu “Amigo de Negócios”.