Ao longo do ano de 2021, e até mesmo já no início de 2022, por muitas vezes indiquei a renda extra como uma grande aliada no combate as dívidas e uma ótima ferramenta para realizar investimentos.

Seja para quitar as dívidas, como para investir, gerar renda ativa ou passiva extraordinária daquela que você já recebe mensalmente, potencializa suas finanças rumo a resultados mais eficientes e promissores.

No que tange às dívidas, a renda extra auxilia na hora de realizar negociações para pagamentos a vista, equilibrar as finanças mensais e socorrer as necessidades momentâneas. Já com relação aos investimentos, os aportes realizados através da renda extra te aproximam cada vez mais a tão sonhada independência financeira, afinal, os juros compostos é o grande aliado do aporte financeiro.

Hoje, assim como faço em meu canal do Youtube Amigo de Negócios, quero deixar algumas legais para você realizar renda extra e assim alcançar suas metinhas e metonas de forma mais rápido e eficiente.

Dica nº 1: Se você está desempregado(a), fique atento(a) as vagas temporárias.

Dica nº 2: Afiliados de plataforma de cursos pela internet / Afiliado digital. Existem sites como Hotmart e Eduzz que oferecem cursos de terceiros na internet; caso você venda o curso desses autores que ali inseriram seus infoprodutos, você ganha uma comissão por isso. Vale a pena conferir.

Dica nº 3: Afiliados de lojas de varejo. Amazon, Magazine Luiza, entre outras lojas do varejo, abrem possibilidade de afiliação para vender seus produtos. Vendendo esses produtos, assim como nos cursos citados anteriormente, você ganha um comissionamento por isso.

Dica nº 4: Escrever artigos e demais conteúdos para redes sociais. Diversas empresas e empresários sem tempo que precisam movimentar suas redes sociais, especialmente blogs e sites, demonstrando a expertise em determinado assunto, porém, poucas pessoas oferecem este tipo de serviço com qualidade. Se você é uma pessoa que tem um conhecimento geral refinado, gosta de leitura e escrita, sabe postar e/ou editar imagens, talvez esta seja a sua melhor forma de renda extra hoje.

Dica nº 5: Revisor de TCC. Claro que para isso você precisa saber bem a língua portuguesa, conjuntamente as exigências da faculdade quanto as regras da ABNT. Porém, é um serviço muito bacana para você levantar uma boa renda extra.

Dica nº 6: Edição de vídeos. Muitas pessoas precisam gravar vídeos e não tem tempo para editá-los, por isso há uma grande demanda para este tipo de serviço. Se você tem essa habilidade, procure oferecer.

Dica nº 7: Cuidar de pets. Já pensou em cuidar de pets, levar para passear? Nessa época do ano muitas pessoas tendem a viajar e não sabem com quem deixar seus pets. Pode ser aí uma grande sacada para conseguir uma nova renda extra.

Dica nº 8: Gerir imóveis do Airbnb. Muitas pessoas oferecem imóveis no site do Airbnb, mas não tem tempo para gerenciar o aplicativo ou o imóvel, por isso procuram alguém para auxiliar neste serviço. Verifique se as pessoas próximas não estão precisando e ofereça.

Dica nº 9: Se você é uma pessoa hiper, ultra, blaster organizada, existem milhares que não são. Você pode oferecer os serviços para auxiliar na “arrumação” da casa, guarda roupas, etc.

Dica nº 10: Elaboração de cesta de presentes. Muitas pessoas não tem tempo de preparar lindos presentes. Se você tem habilidade de preparar caixinhas e embalagens associada a escolha de produtos que são bastante consumidos por todos como vinhos, chocolates, geleias, etc. Você vai se surpreender quando oferecer este serviço/produto.

Dica nº 11: Declaração de Imposto de Renda. Em 2022 será um ano maravilhoso para quem entende de IR (Se você entende, já vá se preparando). O IPO realizada pelo Nubank fez com que milhares de pessoas ingressassem na B3 (Bolsa de Valores Brasileira) para ter um pedacinho / ser sócio NU. Investir na bolsa enquadra a pessoa na regra da necessidade de apresentar a declaração do imposto de renda. Fique atento.

Dica nº 12: Verifique se você tem algum item parado na sua casa que não utiliza mais, como por exemplo: eletrônicos, roupas, instrumentos musicais, entre outros, coloque a venda. Somos uma sociedade consumista, muitas aquisições são feitas por impulso, talvez você tenha alguma coisa que pode vender e fazer renda extra.

Dica nº 13: Revenda produtos de beleza ou roupas. As pessoas são vaidosas e querem estar bem e bonitas sempre. Este tipo de revenda normalmente dá muito certo quando há bastante amor e dedicação.

Dica nº14: Se você tem alguma habilidade, ofereça seus serviços. Você pode começar com amigos e vizinhos ou até mesmo em suas redes sociais. Conheço pessoas que iniciaram com cortes de cabelos, maquiagem e manicure a domicílio e hoje estão colhendo bons frutos em seus negócios.

Dica nº 15: Venda comida ou doces para aumentar sua renda. Se você tem habilidade de confeccionar alguma comida gostosa ou doces gostosos, com visual atrativo ou com embalagens bonitas verá que muita gente procura este tipo de produto.

Dica nº 16: Aulas particulares, consultorias e mentorias. Bote seu conhecimento no mercado. Se você tem algum conhecimento especializado, aproveite para compartilhar com pessoas próximas ou até em suas redes sociais. Não deixe de oferecer seus serviços; você vai se surpreender com a quantidade de pessoas que precisam do seu conhecimento para alcançar o sucesso e a felicidade.

Dica nº 17: Entregador ou motorista de aplicativos são ótimas pedidas. Atualmente os serviços delivery’s tem sido uma importante prestação de serviço para o mercado como um todo e você pode faturar algum dinheiro.

Dica nº 18: Freelance como recepcionista. Trabalhar em festas, workshops ou shows como freelance pode ser também uma boa fonte de renda extra para você, especialmente aos finais de semana.

Sem grandes ações e atitudes para mudar sua vida financeira, você continuará mergulhado em dívidas ou a caminho de um caminho que te trará bastante dificuldades.

Não tenha vergonha de fazer renda extra, busque ela para quitar suas dívidas ou para seus investimentos rumo a independência financeira.

Bons negócios!

Meu nome é Marlon Roza, sou seu Amigo de Negócios.