A porta do ano de 2022 é logo ali! Chegamos ao final de 2021 com um misto de sentimentos que não cabem em poucas folhas do nosso livro da vida. Foram tantos desafios… Para alguns um ano a ser esquecido, para outros, ano de recomeço ou até mesmo de muito sucesso, mas o que não podemos negar é que 2021 foi um ano muito marcante.

Pensando neste futuro próximo devemos ter em mente que para os negócios e finanças não há outra alternativa senão realizar um precioso e efetivo planejamento de vida para o ano de 2022.

Se você quer um ano diferente; se quer potencializar os ganhos ou até mesmo realizar inovações em sua vida, você precisa de um planejamento voltado a ações de execuções eficazes que apontam para resultados.

Para te ajudar, deixo aqui 08 dicas de como planejar sua vida financeira para 2022, dicas essas que vão te ajudar a realizar sonhos e alcançar objetivos antes não realizados.

Dica 01: Faça uma reflexão, se possível colocando no papel, sobre seus negócios e finanças de 2021.

Analise os erros e acertos para que você possa corrigir o percurso ou potencializar o que tem dado certo. É aprendendo com os erros e acertos do passado que faremos um futuro ainda melhor.

Dica 02: Faça ou revise seu projeto de vida.

O projeto de vida, ou roda da vida como é chamado por algumas pessoas, nada mais é do que o panorama geral de como está sua vida em todos os segmentos, somado ao que se espera para o futuro. Caso você ainda não tenha esta ferramenta, deixe seu e-mail no direct do Instagram Amigo de Negócios que faço questão de encaminhar a você.

Dica 03: Crie o seu quadro dos desejos.

O quadro dos desejos é uma baita ferramenta de coach e PNL que trabalha e foca sua mente para alcançar objetivos e sonhos.

Dica 04: Crie ou reavalie sua planilha financeira.

É muito importante você ter sua planilha financeira atualizada com todos os elementos essenciais para sua análise cotidiana. Com ela você alinhará os gastos e objetivos financeiros, analisará de forma mais precisa as prioridades e desenhará seus sonhos e metas para o futuro.

Dica 05: Crie sua reserva de emergência.

Como o próprio nome já diz, a reserva de emergência são valores poupados para possíveis situações adversas na sua vida, como por exemplo: perda do emprego, reformas emergenciais, gastos com saúde, pandemia, projetos, entre outros.

Calcular o quanto você deve poupar para sua reserva de emergência é fácil. Você deve verificar a média do seu custo fixo mensal, o quanto você tem de despesas mensalmente, e multiplicar por seis meses a quinze meses, dependendo dos seus objetivos.

Exemplo: Se você tem despesas mensais de R$1.000,00, você precisa ter no mínimo R$6.000,00 guardados para eventualidades (reserva de emergência).

Dica 06: Defina sua metinha, meta e metona.

• Metinhas são aquelas metas de curto prazo, de seis meses a um ano. Uma viagem, um televisor, celular, computador novo, uma pequena reforma, enfim, algo que seja mais fácil de alcançar.
• Metas são aqueles objetivos que normalmente tem prazos mais longos como um carro novo, quitar seu imóvel financiado, entre outros.
• Metonas é a independência financeira, seu primeiro milhão, entre outros.

A princípio escolha uma de cada. É importante você analisar cada uma delas para ver se realmente pode realizar todas de uma só vez. Eu sempre sugiro escolher uma metinha e uma metona para colocar no seu projeto de vida, e as metas do meio inserir no decorrer do tempo caso sua vida financeira tenha um sucesso ainda maior do que está vivendo hoje.

Dica 07: Estude.

Tire um tempo para o conhecimento. Entender mais sobre investimentos, sobre negócios e até mesmo sobre autoconhecimento, são conteúdos que não podem faltar para 2022.

Dica 08: Esteja aberto a novos negócios e novas oportunidades.

Inicie o quanto antes seu projeto de aplicações financeiras, mas também esteja aberto a novas oportunidades de negócios como investir em uma nova sociedade, um novo empreendimento, um novo negócio que seja escalável recheado de mercado.

Um planejamento financeiro completo é uma grande arma para seu sucesso. É óbvio que existem outras ações que podem ser anexadas ao seu planejamento financeiro, mas não deixe de realizar pelo menos essas oito dicas de hoje, você verá que 2022 tem tudo para ser seu grande ano!

Feliz e próspero ano novo! Esses são os meus votos, do seu Amigo de Negócios.