Nós brasileiros temos uma cultura enraizada em diversas crenças limitantes, das quais alguns especialistas chamam de dinheirofobiaI. Crescemos ouvindo que dinheiro não traz felicidade; que quem é rico é uma pessoa do mal; que o empresário só explora os funcionários; que investir na bolsa é coisa de gente rica; entre outros absurdos.

Tais frases sem dúvidas interferem e muito no autoconhecimento, autodesenvolvimento e autoestima de qualquer ser humano. É natural que qualquer coisa que seja martelado na cabeça figura na mente com uma força incrível e inimaginável, por isso é importante cuidar da inteligência emocional e da educação continuada.

Em decorrência dessa cultura de crenças limitantes, nós brasileiros temos o costume de pensar pequeno, apenas olhar para o nosso salário e pagar as contas no final do mês, principalmente porque nos autossabotamos diariamente com frases limitantes; inclusive a primeira que surge é: “Para rico é fácil falar, mas não me sobra nada para investimentos”. Óbvio que com este pensamento realmente nada vai mudar, é somente mudando a postura, novos pensamentos, novas metas, ações e perspectiva de vida que se muda a vida. “Meu mundo muda quando eu mudo” já dizia Bento Augusto.

Então, assim como no vídeo abaixo do canal do Youtube Amigo de Negócios, vou te apresentar 07 (sete) hábitos da mente milionária, ou seja, sete coisas que você deve fazer para mudar comportamentos, atitudes e principalmente caminhar rumo a independência financeira.

1º Hábito: Buscar o autoconhecimento, conhecer realmente quem é você, seus gostos, motivações, carisma, seus sonhos, suas metas, seus objetivos, suas potencialidades e limitações para poder enfrentar as crenças limitantes e seus medos, entendendo que você é totalmente capaz de realizar tudo que deseja.

2º Hábito: Foco nos resultados. T. Harv Eker, empresário e autor do best-seller “Os Segredos da Mente Milionária – Aprenda A Enriquecer Mudando Seus Conceitos Sobre o Dinheiro” destaca o quão é importante você mudar conceitos sobre o dinheiro para alcançar resultados nunca vistos. O dinheiro precisa ser uma ferramenta para te auxiliar no dia a dia e não o ponto final, caso contrário você será escravo de um desesperado mundo de frustrações.

Entre no jogo financeiro pra valer: pense grande, sonhe grande, aja grande pensando em suas metas e sonhos, realize um bom planejamento e execute. Acredite, você pode!

3º Hábito: Foque em oportunidades, invista em si, não se limite as poucas opções como aquele pequeno salário que faz sua mente continuar limitada, não se limite em frustrações ou dores, muito menos nos problemas que vem e vão. Busque gerar renda extra, compre um livro e estude ferozmente, crie network, participe de palestras e workshops para aprendizado e criar rede de contatos; abra os olhos para novos negócios.

4º Hábito: Talvez um dos mais importantes. Foque no patrimônio líquido e não na receita mensal. Aqui eu destaco os dois principais métodos da organização financeira: 50 | 30 | 20 ou o 70 | 30.

Leia também sobre os dois métodos: Quanto devo poupar para os investimentos
Os dois métodos no Youtube no canal Amigo de Negócios: Quanto devo poupar para investir

5º Hábito: Saiba receber dinheiro (vender, usar, manusear) de acordo com seus resultados. E aqui vai uma outra crença limitante que temos muito comum em nosso país. As pessoas tem medo de vender produtos, serviços e ideias “O que será que ele ou ela vai pensar de mim?”, “será que não está muito o caro que estou oferecendo?”. Se você tem valor a oferecer ao mercado, a sociedade, não tema, demostre que o que você produz realmente tem seu valor.

6º Hábito: Faça o planejamento financeiro por meio dos pilares: gastar bem, investir melhor e ganhar mais executando através da planilha de organização financeira e dos métodos do quarto hábito.

7º Hábito: Inteligência financeira sempre. Consumir com qualidade e apenas essencial; utilizar do dinheiro como ferramenta para seus objetivos e metas e não como ponto final; estar com pessoas que você ama utilizando essa ferramenta; entre outros.

Equilíbrio financeiro é a chave para seu sucesso e o segredo é você manter sempre uma mente milionária.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu Amigo de Negócios.