É normal um investidor iniciante carregar inúmeras dúvidas sobre investimentos. As mais diversas perguntas estão relacionadas principalmente as operações em ações, do tipo: como faço para investir em ações? Como eu começo? Como escolho as melhores ações?

Para responder a essas e outras perguntas, posso dizer que trilho há muito tempo por diversos caminhos do mundo dos investimentos. Já estudei muito, já ganhei e perdi muito com ações, mas obviamente ganhei muito aprendizado prático para isso.

Quando você inicia investimentos na bolsa é necessário um pouco mais de conhecimento, especialmente ao que se refere as sazonalidades da economia.

No atual cenário que estamos vivendo, julho de 2022, os juros estão nas alturas, bem como a inflação, fatores que atingem diretamente a economia. É fato que em decorrência dessas incertezas e problemas econômicos as pessoas deixam a renda variável para aplicar suas reservas em renda fixa, especialmente o tesouro direto e investimentos atrelados ao IPCA. É o famoso efeito manada.

Quando falamos do Mercado de Capitais, quando falamos em investir em ações, a primeira atitude é a mudança do Mindset. O grande investidor é aquele que pensa a médio e longo prazo, pensa diferente, pensa mesmo como INVESTIDOR!

Investir na bolsa não é como jogar com a sorte em um cassino de Las Vegas, mas é ter conhecimento, respeitar o tempo e as fases necessárias do processo de investimento, entender os fundamentos.

Portanto, assim como faço no Instagram Amigo de Negócios, para te ajudar eu separei quatro passos para você começar a investir corretamente no mercado de ações:

Primeiro passo: O primeiro passo não é exatamente investir na bolsa, mas é algo que já venho repetindo aqui há muito tempo, montar a sua RESERVA DE EMERGÊNCIA ou RESERVA DE OPORTUNIDADE. Você precisa poupar cerca de 6 a 12 meses do seu custo fixo para fortalecer as possibilidades de investimentos e não correr riscos que faça você resgatar antes do prazo o que investiu.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre Reserva de Emergência

Segundo passo: Se você realmente está começando, eu sugiro começar não por ações (Ps. eu sei que muita gente na internet fala para você investir inicialmente em Petrobrás, Eletrobrás, etc.), comece por FUNDO DE AÇÕES. Como você está começando com pouco dinheiro, conhece pouco deste mercado, é importante olhar seu dinheiro render um pouco e não correr riscos de grande perda.

O Fundo de Ações tem como característica básica a delegação dos processos decisório para um gestor terceiro que escolherá por você as melhores ações que fortaleçam o fundo. Escolha investir em uma corretora segura, onde tem um Fundo de Ações que tenha segurança e taxas interessantes, este passo te ajuda a iniciar olhar para dentro do mercado.

Terceiro passo: Passou a primeira e segunda fase, sugiro investir em fundo de índice, as famosas ETF’s. Exemplo deste tipo de investimento é a BOVA11 (ETF da bolsa brasileira) e IVVB11 (ETF da bolsa norte-americana). Aqui você já não depende do gestor, aqui é você que escolhe no seu homebroker e começa a entender os mecanismos dos investimentos. Legal que você pode comprar fracionário, ou seja, apenas 1 BOVA11 ou 1 IVVB11. Este tipo de investimento está atrelado ao índice da bolsa e não aos fundamentos de uma ação comum, ou seja, neste tipo de investimento você não está escolhendo a melhor ação para sua carteira, mas sim um conjunto de ações.

Leia também: Três investimentos para iniciantes na Bolsa de Valores

Quarto passo: Chegou a hora, a hora de investir diretamente em ações, tomar suas próprias decisões, mas claro, com conhecimento. Não ter conhecimento aqui é entrar para perder. Alguém ganha, alguém perde, por isso é ESSENCIAL o CONHECIMENTO. Como falei no início, você precisa ter um mindset de milionário, um olhar velue invest, que é o investimento de valor; é necessária uma visão de longo prazo, ser sócio da companhia sabendo os fundamentos que farão ela crescer e se valorizar com o passar do tempo. Seja um investidor diferenciado!

Espero que tenha gostado das dicas de hoje. Se ficou alguma dúvida ou quiser compartilhar alguém insight para mim, estou nas redes sociais, terei maior prazer de interagir contigo. Inclusive aberto a sugestões de pautas para pode ajudar você a investir melhor.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu Amigo de Negócios