É unânime dizer que a educação é a maior e melhor ferramenta de crescimento sustentável de um país, pois atua diretamente no desenvolvimento econômico, social e cultural da nação. É somente através da educação que o cidadão se torna crítico, tem mais oportunidades de empregos e negócios, e, até melhora da qualidade de vida.

Segundo o IBGE, 40% dos brasileiros com mais de 25 anos ainda não tem ensino fundamental. Outro dado que demonstra as falhas da nossa educação é o baixo desempenho no Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que apesar de demonstrar um singelo crescimento nos últimos anos, ainda está super longe do ideal para um país que sonha se destacar perante as nações. Cerca de 50% dos brasileiros não atingiram o mínimo de proficiência que todos os jovens devem adquirir até o final do ensino médio.

Este não é um problema que devemos apontar a um só governo executivo, ou a um só legislativo, mas podemos dizer que é a falha geral da nossa sociedade brasileira como um todo.

Imagem de free stock photos from www.picjumbo.com por Pixabay

A educação, como já destaquei no início, quando não dada o devido valor reflete em vários segmentos da sociedade. Por isso, convido você a realizar a partir de hoje, um novo pacto educacional comigo, seu AMIGO DE NEGÓCIOS (já já te explico).

Você já deve ter ouvido as seguintes frases: “A palavra empolga, o exemplo ensina” (Autor: Joseh Jouert); “A palavra estimula, o exemplo ensina, e as atitudes transformam” (Autor: Julio Aukay); ou “A palavra convence, o exemplo arrasta” (Autor: Confúcio). Acompanhe o texto, pois ao final essas frases farão total sentido para você.

Sabe aquela vaga de emprego tão almejada? Aquela independência financeira somada a viagens, qualidade de vida e tranquilidade para você e sua família? Preciso dizer que para você conquistar tudo isso dependem essencialmente do seu nível de conhecimento.

O pacto educacional que proponho é o seguinte: tire uma parte do seu dia a dia para realizar cursos, qualquer curso, seja de ensino fundamente, médio, graduação ou pós graduação, seja virtual ao vivo ou gravado, seja através de apostilas ou vídeos de redes sociais. Somado a isso, convide familiares e amigos próximos a fazer o mesmo, entrar comigo nesse pacto para uma nova educação. Se cada um entrar nesse pacto e convidar ao menos uma pessoa para o mesmo propósito, tenho absolutamente certeza que tudo vai mudar em nosso país.

Chega de esperar para que governos ou outros façam por nós, vamos buscar por nós mesmos o conhecimento, a educação. Sejamos francos com as oportunidades que podem aparecer em nossas vidas.

A educação / conhecimento, te prepara para montar o seu próprio negócio. A educação / conhecimento te ajuda a ingressa naquela vaga que está a dias esperando um profissional qualificado para toma-la para si. A educação / conhecimento te ajudará a alcançar novos níveis hierárquicos na sua empresa, te apresentar novos mundos e novas oportunidades.

É somente a educação / conhecimento que dá acesso as melhores informações, acesso a direitos e permite a compreensão do mundo social, econômico, político, cultural e tecnológico.

SEU MUNDO muda quando VOCÊ muda (Autor: Bento Augusto)

Meu nome é Marlon Roza, sou seu “Amigo de Negócios”.

Fonte: IBGE: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio