Diariamente diversas pessoas me pedem, no Instagram Amigo de Negócios, dicas de como sobreviver ao caos econômico que se potencializou com a permanência da pandemia da Covid-19.

Para essas pessoas eu sempre digo que as diretrizes, o caminho de uma vida financeira mais saudável, não é fácil, afinal, estamos vivendo uma turbulência econômica gigantesca; dólar em alta, juros subindo mês a mês, inflação com meta nas alturas, sem contar o comércio a todo instante tendo que fechar devido as medidas restritivas dos governos.

CONFIRA TAMBÉM: Cinco dicas para fazer cursos gratuitos

Diante desse caos, preparei algumas dicas para te salvar das dívidas e te ajudar na sua gestão financeira. Se você aplicar imediatamente essas dicas, por mais doloridas que sejam, com a atitude enérgica necessária, evitando gastos desnecessários e direcionando os recursos adquiridos de forma mais eficiente a assertivo, você verá que em pouco tempo já terá resultados antes nunca experimentados.

Vamos lá!

Dica nº 01 – Acompanhamento dos gastos

Já te trouxe várias vezes essa dica tão importante / essencial para o nosso dia a dia. Mantendo os gastos controlados através de anotações e/ou planilhas financeiras você terá um panorama, ao menos semanal, de como estão suas receitas e gastos.

Dica nº 02 – Uso correto do cartão de crédito

O cartão de crédito não é uma renda extra, não é a extensão do seu dinheiro, é apenas uma ferramenta. Se utilizada corretamente pode ser uma grande arma para você organizar sua vida financeira inclusive te presenteando com pontos de vantagens, mas se você não tem educação financeira suficiente para ele, guarde para utilizar em outro momento, pois ele pode se voltar contra você.

Dica nº 03 – Pague suas contas até a data do vencimento

Fique atento as datas corretas do vencimento das suas contas para que você não tenha que pagar elevados juros pelo atraso.

Dica nº 04 – Reserva de emergência

Você precisa criar sua reserva de emergência de 6 a 18 meses para necessidades emergenciais que possam surgir. Uma dica é guardar em Tesouro Selic, além de ter uma liquidez diária e segurança, tem rendimentos melhores do que o da poupança.

Dica nº 05 – Consumo sem exagero

Chegou a hora de você mudar seu mindset e procurar comprar apenas o necessário e não por status ou por impulso. Deixar de gastar com coisas supérfluas pode ser a grande mudança da sua saúde financeira ou até mesmo te possibilitar de alcançar sua independência financeira.

Dica nº 06 – Invista em algo

Se você ainda não tem conhecimentos em investimentos, eu sugiro que seus investimentos deva focar em educação. Se preparar e fazer novos cursos, te possibilitará ganhos futuros que te ajudarão a alcançar seus objetivos. Vale a pena!

Dica nº 07 – Faça renda extra

A renda extra te ajuda a quitar dívidas atrasadas, alcançar metas, sonhos e sua independência financeira.

Dica nº 08 – Utilize das minhas dicas para economizar dinheiro no dia a dia

Alguns dias atrás eu deixei aqui no Amigo de Negócios 12 dicas para economizar dinheiro no seu dia a dia, é um belo complemento para sua gestão financeira.

Existem outras inúmeras ações para te salvar das dívidas, o mais importante é sua atitude diante tudo isso. Você está disposto(a) a mudar? Você está disposto(a) a agir de forma diferente?

CONFIRA TAMBÉM: 8 dicas para economizar no mercado

Tenha total foco nos seus sonhos e objetivos, somente você tomando o controle da sua vida trará resultados incríveis jamais experimentados por você.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu “Amigo de Negócios”.