O casamento está novamente em alta. Com o fim das restrições impostas pelos governos estaduais e municipais em 2020 e 2021 devido a pandemia da Covid-19, e com o aumento do número de vacinados no país, muitas pessoas que não puderam ou adiaram seus casamentos iniciaram os planejamentos para o tão sonhado momento de vida do casal, a festa do casamento.

Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, mais de 61% dos casais deixaram de realizar seus casamentos nos períodos acima citados.

Tendo em vista que atualmente a procura aumentou muito, e a oferta ainda está bastante reduzida, e tendo em vista que fornecedores estão precisando se estabilizar financeiramente, há uma grande chance de você pagar muitas coisas acima do valor normalmente aplicado, por isso você deve dobrar a sua atenção ao planejamento.

Desta forma, hoje quero deixar a vocês 12 dicas práticas e infalíveis de como economizar para realizar a festa do seu tão casamento. São elas:

Dica 01: “Eu quero, de livre e espontânea vontade, e sempre quis, me casar com festa?”. Essa deve ser a sua primeira pergunta. Você e o parceiro(a) realmente querem a festa de casamento ou estão atendendo aos desejos de familiares e amigos? Não é que devemos deixar de lado o sonho deles, mas não podemos nos esquecer que quem vai pagar a conta é o casal.

Dica 02: Cada pessoa do casal tem sua própria reserva de emergência? Lembrando que tudo pode acontecer pós casamento, e a reserva de emergência individualizada é essencial para estabilidade individual.

LEIA TAMBÉM: Tudo que você precisa saber sobre Reserva de Emergência

Dica 03: Converse, e muito, sobre os planos pós casamento, especial os desejos e sonhos para o primeiro ano, pois é nesse período que se inicia o período de estabilidade afetiva e financeira do casal.

LEIA TAMBÉM: Seis poderosas dicas financeiras para casais

Dica 04: Planejamento para o casamento. Muitas pessoas não sabem fazer o planejamento do casamento, saem gastando sem planejar o que pode complicar e muito a vida do casal. Para isso façam as seguintes perguntas a vocês mesmos: “Eu preciso de….$$$; Até….(data); Para…(objetivo da festa do casamento); Porque (qual o sentimento, desejo ou sonho está incluso neste processo)”. Essas são as primeiras dicas do planejamento do casamento. Respondendo essas perguntas você consegue verificar o que será realmente feito neste momento tão especial.

Dica 05: Lista de convidados. Parece bobagem, mas tudo deve ser bem pensado. Faça uma lista de convidados essenciais, aqueles que estão próximos a você e te farão felizes no dia. Lembrando que cada convidado é custo para sua festa, então convide pessoas que realmente são importantes para este momento.

Dica 06: Data do casamento. Talvez você não goste dessa dica, mas ela te tratará economia. Faça casamento em dia da semana, muitos lugares te oferecem um baita desconto simplesmente porque você está fazendo sua festa em uma quinta-feira por exemplo. Leve isso em consideração.

Dica 07: Faça orçamentos, foco em prioridades e analise contratos. Faça orçamento de pelo menos 5 fornecedores de cada item que escolher para a festa, pois além do preço você poderá analisar a qualidade e confiabilidade do que contratará. E falando em confiabilidade, não esqueça de analisar minunciosamente os contratos, os valores, prazos, multas, etc. Muitas pessoas não se atentam a este item e perdem muito dinheiro com isso. Por fim, foque apenas em contratar o essencial para sua festa.

Dica 08: Banda na cerimônia e festa ou DJ. Outra dica que você pode não gostar e deixar a banda de lado e contratar apenas um DJ. Bandas são compostas por muitos componentes, utilizam bastante energia elétrica e muitos lugares ainda cobram por cada integrante, então vale pena pensar com carinho neste caso.

Dica 09: Alianças: Utilize a mesma aliança do noivado. O significado é tão mais bonito se for utilizar a mesma; assim você pode economizar um bom dinheiro.

Dica 10: Bebidas alcoólicas: É óbvio que toda festa o convidado espera tomar cerveja ou beber aquele vinho ou até mesmo whisky, mas se atente a isso, os valores são absurdamente caros. Substitua bebidas se puder, pode gerar uma economia enorme para seu casamento.

Dica 11: Lembrancinhas. É triste o que vou falar, mas com toda certeza mais de 90% das pessoas em menos de um ano se desfazem das lembras do casamento, isso porque acaba perdendo o valor do momento. Então evite fazer grandes lembranças. Dê preferência aquelas feitas a mão com produtos naturais ou recicláveis.

Dica 12: Carro da noiva ou dos noivos. Se possível, deixe isso de lado, é um glamour que pode te gerar uma despesa desnecessária para você que precisa economizar. Óbvio que se você puder pagar é lindo, mas se está pensando em economia, tenha certeza que não fará tanta diferença para seu momento.

Existem outras inúmeras dicas importantes para você economizar na festa do seu casamento, mas se você seguir ao menos essas doze, tenho certeza que pode economizar cerca de 30% do que pagaria se não se atentasse a elas.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu “Amigo de Negócios”.