Inúmeras pessoas sempre me questionam sobre o valor necessário para iniciar os investimentos. É bem verdade que a minha resposta sempre inicia com uma outra pergunta: “Por que ou para que você quer investir?”

Para iniciar o caminho dos investimentos devemos primeiro entender os propósitos, objetivos e até nossa saúde financeira, pois a compreensão desses pontos fará com que não percamos tempo e dinheiro na trajetória escolhida.

Como sempre faço no meu Instagram Amigo de Negócio, hoje quero te apresentar algumas dicas para você ter um início promissor com relação aos seus investimentos:

Dica nº 1: Não esqueça de registrar todas as suas receitas e despesas em planilhas ou no seu caderno de anotações. É importante você realizar o estudo de impacto financeiro da sua vida e assim descobrir sua disponibilidade para os investimentos.

Dica nº 2: Monte sua reserva de emergência. Primeiro investimento da sua vida financeira deve ser a sua reserva de emergência. Você deve verificar a média do seu custo fixo mensal, o quanto você tem de despesas mensalmente, e multiplicar por seis meses a quinze meses, dependendo dos seus objetivos.

Dica nº 3: Procure instituição financeira de confiança, que te ofereça investimentos com taxa zero de administração e com rentabilidade um pouco mais atrativa. Normalmente as corretoras de investimentos tendem a te oferecer os melhores produtos do mercado.

Dica nº 4: Conheça seu perfil de investidor. Tanto os bancos, como as corretoras de investimentos te oferecem plataformas para você realizar o teste sobre o perfil de investidor. O teste te ajudará a escolher o melhor produto / investimento condizente com o seu momento de vida, com sua personalidade e seus objetivos financeiros.

Dica nº 5: Estude! Conheça os tipos de investimentos (renda fixa e variável). Inicie investindo naquele produto que te dá mais segurança e aos poucos vá descobrindo os melhores produtos do mercado.

Dica nº 6: “A partir de quantos reais podemos começar a investir?” Atualmente com R$1,00 guardado em conta de pagamento já te geram rendimentos com a taxa CDI. Também podemos dizer que a partir de R$30,00 (trinta reais) já teremos retornos em investimento de Títulos Públicos.

Caro leitor, não pule etapas, comece por investimentos seguros e de rentabilidade segura. Não há ninguém que comece com pouco capital investimento e que fique rico a curto prazo de tempo. Investir requerer uma longa jornada de descobrimentos até tenha grandes retornos financeiros.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu “Amigo de Negócios”.