O frio está chegando com tudo. Nós, da Região Sul do Brasil, sabemos bem o que isso significa. Muitas pessoas acham que os cães e gatos não sentem tanto frio por conta da sua pelagem, mas não é assim. Um Chow Chow, por exemplo, tem uma pelagem natural para baixas temperaturas, mas nosso tradicional Vira-Lata Caramelo não tem isso.

+ Leia também: Ativista “anônimo” salva animais em meio à Guerra da Ucrânia

Os animais sofrem muito nessa época, podendo desenvolver ferimentos nas patas (almofadinhas), resfriados, gripes, pneumonia e até a hipotermia. Vejam, a seguir, algumas dicas importantes para proteger o seu pet:

Coloque uma roupa quentinha e não muito apertada

A roupa deve ser de um tecido confortável, como soft e malha, e não deve ser apertada para que seu pet possa se movimentar facilmente. Jamais coloque a roupa se ele estiver com pelo úmido, pois isso pode gerar fungos. Se durante o dia o sol aquecer tire a roupinha e recoloque a noite

Ambientes climatizados

Preste atenção para o nariz seco ou rachado de seu pet. Ele pode estar precisando de hidratação e, assim como as pessoas, cuidado com essa região. Eles podem pegar gripe. Se começarem com espirros e olhos lacrimejantes, leve ele a um veterinário de sua confiança.

Se ele dorme fora de casa

Seu companheiro dorme fora de casa? Se não é possível que ele passe a noite dentro de casa, não tem problema. Deixe os locais onde ele pode se abrigar com bastante cobertinhas e com acesso facilitado.

Banho de sol

Deixe eles a vontade no sol, eles vão ‘’largartear’’ onde estiver mais quente.

+ Leia mais: Conheça a história de um gato chamado Bob e de como ele salvou seu humano

Alimentação

Também como os humanos nessa época eles comem mais, amplie os momentos de alimentação.

Como posso ajudar animais em situação de rua?

Eles vão procurar locais onde possam se aquecer. Quando você encontrá-los encolhidos em forma de conchinha, significa que estão com muito frio. Se possível tenha em mãos uma roupinha, cobertor e coloque nele. Um tanto de ração também seria ótimo.   

Como posso ajudar as ONG´s de Proteção Animal?

Elas necessitam de mais ajuda nessa época, gastam mais com alimentação e precisam de muitas roupas e cobertores. Como sempre falamos, procure a mais próxima e faça sua parte.