Olá! Meu nome é Carolina Soto, mas pode me chamar de Carol do RH 😊 Estou aqui estreando este blog em que pretendo trazer dicas, tanto para funcionários, quanto para profissionais da área de departamento pessoal e gestão de pessoas. Começo com uma dica para quem vai fazer uma entrevista de emprego online e quer ir bem. Espero que você goste!

A pandemia virou nossas rotinas de cabeça para baixo e todas, ou melhor, quase todas as atividades que estávamos acostumados a realizar sofreram algumas mudanças.

+ Leia mais: Agências do Trabalhador ofertam 2,7 mil vagas; 1,5 mil são para Curitiba

O mundo profissional foi a área em que mais tivemos e percebemos essas mudanças.
Se você tem buscado uma recolocação profissional, percebeu que em muitas áreas a seleção tem sido de forma virtual, afim de proteger o profissional e o recrutador. As entrevistas de emprego têm tido seus primeiros contatos de forma virtual.

No tempo pré-pandemia, sabíamos o que deveríamos fazer: chegar com antecedência ao local da entrevista, buscar a melhor rota (seja de carro ou de ônibus), programar o horário de saída, ir bem vestido. Sem falar que os mais ansiosos e precavidos ainda levariam a pasta com os documentos, diplomas, certificados, carteira de trabalho.

E agora, em uma entrevista on-line, como devemos nos comportar?

No mundo virtual não é muito diferente do mundo “real”, da forma com que fazíamos antes. A diferença está no caminho até a entrevista.

+ Veja também: Votorantim está com processo de Trainee 2022 aberto. Saiba como se candidatar!

Ao ser convocado (chamado) para uma entrevista, o recrutador irá te informar por qual aplicativo acontecerá a entrevista. São diversas as plataformas, Google Meet, Zoom, Teams, e o mais comum, o WhatsApp. Espero que você possa ir bem na sua entrevista de emprego com as dicas a seguir.

4 dicas práticas para a tão esperada entrevista de emprego on-line


Dica 1: teste o acesso

É importante verificar com antecedência se você já possui o App instalado em seu celular ou seu computador, caso não tenha, instale o programo ou verifique a possibilidade de acessar a entrevista através de um link, como convidado.

Dica 2: roupa para entrevista de emprego

Capriche no look! Se arrume como se fosse participar de forma presencial. Arrume o cabelo, cuide com a roupa (não vista camiseta de time ou decotes). Demonstre ao recrutador que você se preparou para a entrevista e busca ter zelo pela sua aparência.

+ dicas da Carol do RH: Como pedir aumento de salário e cinco dicas para te ajudar a conseguir!

Dica 3: local

Procure um lugar em sua casa calmo, silencioso, com boa conexão de internet. Avise aos demais da casa que irá participar de uma entrevista. Procure também um lugar claro e que a luz ilumine seu rosto. O recrutador quer te VER!

Dica 4: use fone de ouvido com microfone

Assim você poderá escutar bem e o recrutador também. Caso não possua, faça um teste antes para ter certeza que poderão se comunicar.

+ Viu essa? Escola Politécnica da PUC-PR oferece cinco cursos gratuitos da área de tecnologia

A entrevista propriamente dita não será diferente de uma presencial. Se prepare para as perguntas que o recrutador poderá fazer, estude sobre a empresa, respire, sorria e busque demonstrar toda as suas habilidades e conhecimentos técnicos.

Aqui vai uma dica extra: para não ficar nervoso e esquecer alguma coisa, faça anotações importantes e deixe perto de você.

E lembre-se, dê o seu melhor e sempre sorria!

“Não importa o trabalho que você faça, faça-o bem feito. Não pelo seu chefe, mas por você.”

Toni Morrison.

Eu sou Carolina Soto, contadora, 15 anos de experiência na área de RH.

Até a próxima!