Olá! Sou a Carolina Soto, a Carol do RH.

Sair de férias é uma delícia. Sair da rotina, viajar e descansar. Mas quando vai se aproximando a data de retorno ao trabalho, somos consumidos por uma angústia.

Mas só de pensar no e-mail, a caixa de entrada lotada, mesa transbordando de documentos, parece que você retorna ao trabalho já cansado, não é?

Que tal, 5 dicas para retornar ao trabalho sem estresse?

Dica 01: ajuste o seu sono

A primeira dica começa antes do retorno ao trabalho. Ajuste seu horário de dormir para que retorne no primeiro dia de trabalho descansado. Regularizar o sono ajuda a dar mais ritmo no seu dia-a-dia.

Dica 02: nada de atropelos

Lembre-se que você esteve de férias 15, 20 ou até 30 dias. Haverá muitas demandas e não será em um dia que conseguirá colocar em dia. Tenha calma.

Dica 03: priorize

As demandas na empresa não pararam, por isso, no primeiro dia organize e priorize as suas atividades. Assim, em poucos dias, suas demandas estarão em dia. 

Leia também: 5 Dicas para ser mais produtivo no trabalho

Dica 04: atualize-se

Para poder dar foco e priorizar as demandas é importante saber como está a empresa e o setor em que trabalha no momento do seu retorno. Conversar com seus colegas e chefe ajuda a analisar quais demandas são mais urgentes e se preparar para as que virão.

Dica 05: faça pequenas pausas

Mesmo que seu dia esteja sobrecarregado, com muitas tarefas, várias reuniões, fazer pausas são extremamente necessárias. Lembre-se que você estava em um ritmo diferente até o dia anterior.

Pare. Beba água. Respire. Oxigene o cérebro!

Está em Home-office? Aproveite a pausa e saia na varanda, caminhe no jardim. Assim, durante a pausa, as ideias vão se reorganizando dentro da cabeça. Dando tempo para que o cérebro assimile todas as informações.

E para finalizar, fica uma dica extra!

Nos dias mais difíceis no trabalho, pense nas coisas boas que viveu nas férias. Pensamentos positivos nos ajudam a levar uma vida mais leve. 

Mais Carol do RH: Como identificar gatilhos e cuidar da saúde mental no trabalho

E porque não, ir planejando suas próximas férias? Ter um norte, uma meta prazerosa também é um combustível do bem para o nosso dia-a-dia. 

Quer saber mais sobre férias e CLT? Veja como funcionam as férias coletivas!

A medida da inteligência é a capacidade de mudar.”

Albert Einstein

Tem dúvidas sobre trabalho e não quer perguntar no RH da sua empresa?
Pergunte para a Carol do RH!

Siga também meu outro projeto Te Faz Bem e saiba como fazer amigos e amizades valiosas para a vida inteira!

Abraços e até a próxima.