Quem tem fibromialgia sabe do sofrimento. São dores no corpo, que duram meses sem uma causa definida. É caracterizada com uma síndrome e aparece de diferentes formas.

As dores podem ser crônicas, difusas ou latejantes, geram fadiga, mal-estar e sensação de cansaço. Atrapalham o sono, geram ansiedade, juntamente com problemas de esquecimento, dificuldade de concentração ou atenção. Muitos casos chegam a resultar em quadros de depressão.

VEJA TAMBÉM: Como fazer exercício físico sem impacto para emagrecer

Devido a isso, a maioria das pessoas que tem fibromialgia não faz exercício físico, pois muitas vezes, quando o exercício é feito da forma inadequada, acaba resultando em ainda mais dores. E, nesses casos, a consequência são pessoas com fibromialgia com aversão ao exercício físico e acima do peso.

Mas será que é possível fazer exercício físico mesmo com quadro de fibromialgia? A resposta é sim, porém para isso é necessário que você respeite essas 3 regras do exercício físico para quem tem fibromialgia.

VEJA TAMBÉM: Sentir prazer ao treinar é igual sentir orgasmo, entenda!

Para saber mais como emagrecer depois dos 40 anos, me siga no meu Instagram, que lá eu traga diariamente conteúdo e exercícios sobre como acelerar metabolismo depois dos 40 anos.

1- Respeite a ordem gradual de intensidade no exercício

Você deve começar a fazer exercício de forma bem leve, e muito pouco a pouco ir aumentando a intensidade. Não queira dar o passo maior que a perna, mesmo que você sinta que pode fazer ainda mais pesado ou intensivo, aumente um pouco a intensidade.

2- Utilize exercícios adaptados

Faça os exercícios da forma mais simples, que não gere dor. Faça exercícios sem impacto. E cuidado com os seus maiores pontos de dor. Não os force.

3- Respeite os dias de maiores dores

Quando você estiver em um dia com muita dor, treine ainda mais leve ou se for preciso nem treine. Você precisa estar equilibrando o tempo toda a dor e o exercício. Se você respeitar o seu corpo será mais fácil de você ter uma rotina consistente de exercício físico.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o exercício não piora as dores da fibromialgia, o exercício, quando feito de forma correta, é o melhor remédio para você poder diminuir os seus quadros de dor e ainda emagrecer.

CONFIRA: Por que fazer caminhada não é considerado treino para emagrecer?

Se se tiver qualquer dúvida me envie uma mensagem, conte a sua história, para que eu possa trazer aqui na coluna como tema para você.

Um abração e até a próxima.