Frequentemente vejo muitos alunos passarem por momentos sem motivação para fazer atividade física ou seguir a alimentação saudável, pois acreditam que a motivação é a principal responsável por entrar no processo de emagrecimento. Todavia, eu discordo que a motivação seja o principal fator de sucesso, como já escrevi no texto “Que se exploda a motivação!”, o que você precisa para emagrecer é a disciplina!

E se você está pensando que não tem disciplina, calma que hoje eu vou te ajudar. Disciplina é a capacidade que você tem de trocar um prazer imediato por um benefício ou prazer futuro. É como estar em frente a um prato de cheio de brigadeiro e ter disciplina para não comer e seguir a dieta.

Para ter mais disciplina, primeiramente, você necessita compreender que disciplina é como um músculo, que quanto mais você treinar, mais forte ficará. Então seguem 5 dicas para você treinar a sua disciplina.

A primeira dica é ter uma ligação emocional com o que você pretende ter mais disciplina. Ou seja, encontre um propósito inabalável para sustentar a sua mudança que te gere um compromisso, para você compreender onde quer chegar e entender porque está abrindo mão de prazeres imediatos.

Procure escolher o dragão de acordo com o tamanho que a sua espada possa vencer. O que quero dizer é para começar aos poucos, com pequenos desafios que você tenha confiança que conseguirá fazer, para depois chegar a desafios maiores. Um exemplo é você ter mais disciplina para tomar água. Não queira já no primeiro dia tomar 3 litros de água, vá aos poucos e comece tomando um copo a mais de água de manhã, outro a tarde e um próximo à noite. Com o tempo, você irá adquirir novas habilidades para enfrentar desafios maiores.

A terceira dica é comemorar. O nosso cérebro busca prazeres imediatos, assim ele libera dopamina para gerar a sensação de prazer e recompensa. Para você estimular o seu cérebro, toda vez que você realizar algo que necessitou de disciplina comemore e celebre, dessa forma ele será recompensado momentaneamente.

Outra maneira é diminuir as distrações. Um exemplo é evitar de deixar à vista um prato de brigadeiro, não coloque à prova a sua disciplina, e evite ter doces em casa se quiser seguir uma alimentação saudável. Se você vai fazer exercício depois do trabalho, não passe em casa, o sofá, a TV podem ser uma distração enorme. Leve a sua mala de treino com você e vá direto para o seu treino.

A última dica é ter o impulso de ação. Essa é a regra dos 20 segundos, proposta por Shawn Achor. Sempre que necessitar fazer o que deve ser feito não espere, como um impulso faça imediatamente. Toda vez que você procrastinar aumentará a probabilidade de não realizar o que deve ser feito. Conte até 10 e faça imediatamente.

A disciplina pode representar a distância entre você e os seus sonhos. Treine a sua mente, colha os resultados no seu corpo e desfrute uma vida mais leve, saudável e feliz.