Talvez você tenha esse desejo, afinar a cintura, perder barriga e aumentar o bumbum, ou de aumentar o peitoral e os braços.

Por muito tempo eu acreditei que não era possível fazer isso. Há mais de 10 anos, quando me formei em educação física, acreditávamos que para emagrecer e ganhar massa muscular teríamos que agir de forma separada. Primeiro seria necessário emagrecer para depois ganhar massa muscular. Executando dois treinos bem divididos para que um não prejudicasse o outro.

Atualmente os estudos científicos vêm comprovando que podemos atingir esses objetivos simultaneamente, ou seja, podemos ganhar massa muscular e emagrecer ao mesmo tempo. Porém, não é todo mundo que consegue atingir esse objetivo.

Um estudo publicado pelo Jornal de Fisiologia Aplicada em 2012, feito pela Duke University Medical Center na Carolina do Norte nos EUA, analisou os resultados de 119 pessoas divididas em 3 grupos. O primeiro grupo só executava treino aeróbio, o segundo só realizava musculação e o terceiro grupo executava ambos os treinamentos (aeróbio e musculação).

As conclusões foram:

  • Aeróbio é melhor para emagrecer que a musculação.
  • Musculação realmente é melhor para ganhar massa muscular, porém esse grupo não perdeu gordura, apenas diminuiu o percentual de gordura através do ganho de massa muscular.
  • O campeão de emagrecimento e diminuição do percentual de gordura é a união dos dois treinos.

Então se você quer afinar a cintura e aumentar o bumbum, você precisará dos dois treinamentos em comunhão. Ou se você quer os braços e os peitorais destacados e a barriga mais sequinha será necessário executar ambos treinos também.

Mas, como eu disse, não são todos que conseguem esses resultados. Segundo relatos do próprio estudo, o programa que teve o maior número de desistências foi das pessoas que fizeram justamente os dois treinos juntos. Acreditam que isso tenha ocorrido pelo tempo de treino ser muito longo (o dobro dos outros).

Então se você quer assegurar que conseguirá emagrecer e ganhar massa muscular ao mesmo tempo, perceba que não basta apenas treinar mais, você precisará do treino certo e para isso será necessário seguir 3 passos:

1 – O treino deve se basear em suas condições física e mentais.

2 – O treino deve comportar a sua rotina e você deve gostar dele, pois o treino, para ser eficiente, necessita consistência. A direção é mais importante que a velocidade.

3 – E o mais importante, esse treino deve ser totalmente individualizado, pois somente assim você conseguirá os resultados que deseja.
Qualquer treino gera qualquer resultado. Somente um treino específico e inteligente te levará aos seus resultados de emagrecimento e ganho de massa muscular ao mesmo tempo.

Se quiser saber mais sobre esses treinos é só me contatar através do e-mail contato@zanonmacedo.com.br.

Um abração e até a próxima semana.