O mês mais esperado do ano é janeiro. Verão, festas, férias, viagem, praia, piscina. O que todo mundo quer neste período é estar em forma e sarado, porém após os exageros na semana entre Natal e Ano Novo, isso se torna quase impossível.

Mas não é impossível. E se você seguir à risca as 3 dicas que colocarei aqui, você poderá inclusive emagrecer entre as duas festas. Adianto que essas não são estratégias radicais, pois o objetivo é que você coma, beba e se divirta, e ainda sim emagreça durante essa semana.

Seguem as dicas:

1- Tenha a rotina mais saudável possível durante a semana.

Você sabe que vai comer mais na ceia e nas festas e isso não tem problema nenhum. Porém, nos dias que não houver festa foque em manter os seus exercícios físicos em ordem e ter a alimentação o mais regrada possível. Caso sinta alguma vontade diferente, lembre-se que nas festas tudo estará liberado.

2- Saia da dieta regular apenas durante as festas.

O que normalmente ocorre é a síndrome do tudo ou nada. “Já que de noite vai ter ceia, já começa tudo errado a partir do café da manhã”. “Como o dia 24 foi de muita comilança, no dia 25 nem adianta cuidar mais”.

NÃO PRECISA E NÃO DEVE SER ASSIM.

Se o dia 24 a noite tem ceia com a família, espere apenas a ceia para sair da dieta e comer e beber o que quiser. Dia 25 é o almoço em família, não tem problema. Siga o seu café da manhã saudável, almoce, e na janta volte para a sua alimentação equilibrada.

Você pode sair da dieta, contanto que você volte o mais rápido possível para ela. Não é um jantar ou um almoço que estraga tudo. Quanto mais rápido for a sua volta, menor serão os danos. Inclusive isso não deve nem gerar peso na sua consciência.

3- Pratique exercício físico em alta intensidade durante os feriados e finais de semana nessa época

Isso por 2 motivos:

– Para manter o seu metabolismo acelerado durante a semana do ano que você acaba comendo mais. Não serve como compensação, porém irá ajudar a diminuir os estragos causados pela comilança. Para isso, os exercícios precisam ser aqueles que acelerem o seu metabolismo.

(Nota do professor: Se quiser saber mais sobre exercícios que aceleram o metabolismo siga o meu perfil do Instagram, lá eu trago conteúdo sobre emagrecimento diariamente).

– Para manter a sua mente no modo saudável. Quando você pratica exercício físico logo de manhã, em meio ao final de semana ou feriado, você deixa a sua mente mais disposta a estar e seguir hábitos mais saudáveis. Consequentemente você consegue tomar um café da manhã melhor, almoçar melhor e acaba exagerando menos nas festas de forma automática.

Coloque em prática essas 3 estratégias e você verá que pode emagrecer mesmo em meio as festas. O principal conselho que eu posso te dar hoje é:

“O QUE TE ENGORDA NÃO É O QUE VOCÊ FAZ ENTRE NATAL E ANO NOVO, MAS É O QUE VOCÊ FAZ NO TEMPO ENTRE O ANO NOVO E O NATAL.”

Entre em contato comigo, me envie as suas dúvidas, para que eu possa trazer aqui para você como tema para as próximas semanas.

Um abração e até a próxima.