Normalmente o que mais incomoda um quaren­tão ou quarentona é a barriga. Mesmo aquele que foi magro a vida toda, depois dos 40 começa a ter um acúmulo na barriga. Ou aquela barriga após a gravidez, que parece que não sai de jeito nenhum.

No meu Instagram, eu trabalho com emagrecimento depois dos 40 anos com conteúdos diários que explicam como eliminar gordura e barriga depois dos 40 anos, e lá sempre aparece a mesma pergunta. Qual exercício eu faço para perder a barriga?

+Leia mais! Doença parecida com celulite acomete mulheres e provoca acúmulo anormal de gordura

Tradicionalmente a maioria das pessoas lembra do abdominal tradicional. Mas será que ele é a melhor escolha para quem tem esta faixa de idade?

VEJA TAMBÉM: Qual é o melhor horário para fazer exercício físico?

Um estudo americano de 2011 avaliou um grupo de 24 pessoas para verificar os resultados de se fazer abdominal 5 vezes na semana durante, 15 minutos, por 6 semanas. Esse estudo comprovou que nenhuma delas perdeu um centímetro de barriga e nem um único grama de gordura.

+Viu essa? Jejum intermitente emagrece mesmo? O sacrifício talvez não valha a pena

Isso acontece porque o ab­dominal fortalece o múscu­lo atrás da gordura, mas não elimina a gordura que está na frente do músculo. Assim, não houve diferença estética para quem fez abdominal.

Diferença de barriga e abdômen

Existe uma diferença entre abdômen e barriga. O con­junto de músculos que faz a sustentação do seu tronco e da proteção dos seus órgãos, são os músculos abominais. O que forma a sua barriga é a gordura que está na frente ou atrás dos seus músculos abdo­minais.

Os músculos abdominais e a gordura não têm ligação. Quando você faz qualquer exercício abdominal, você fortalece o músculo do abdômen, mas não consegue eliminar a gordura na frente dos seus músculos.

CONFIRA MAIS: Fazer exercício físico em jejum ajuda a perder mais peso?

Como eliminar a gordura da região da barriga?

Para eliminar a barriga de­pois dos 40 anos você precisa de exercícios que tenha alta demanda energética, além de fazê-los de forma que eles ati­vem e acelere o seu metabo­lismo. Um exemplo é o treino de HIIT. Treinando em casa, os principais exercícios para eliminar a gordura da barriga são polichinelo, corrida es­tática, burpee, agachamento, afundo e flexão de braço. Para fortalecer os músculos abdo­minais o mais indicado é a prancha abdominal.

Na semana que vem trata­rei aqui sobre a forma corre­ta de se fazer esse exercício depois dos 40 anos. Da forma tradicional, adaptada, inician­te e avançadas. Tão importan­te quando fazer esses exercí­cios para eliminar a barriga, é saber como fazer, qual a ordem, velocidade e interva­lo que gerem um treino que ative e acelere o seu metabo­lismo.

Se você tem mais de 40 anos e tem alguma dúvida, entre em contato comigo e me conte para que eu possa trazer aqui.

Um abração e até a pró­xima.

+Leia ainda! Gordinho e saudável? Veja em que condições isso é possível

Referência:

S Vispute, Sachin & D Smith, John & LeCheminant, James & Hurley, Kimberly. (2011). The Effect of Abdominal Exercise on Abdominal Fat. Journal of strength and conditioning research / National Strength & Conditioning Association. 25. 2559-64. 10.1519/JSC.0b013e3181fb4a46.

+WebStories! Curitiba terá Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva

Emagrecer é pra Já no Web Stories