Muitas pessoas, para se tornarem mais ativas e emagrecer, trocam seus meios de transporte por uma bicicleta. Outras utilizam a bicicleta como lazer e juntamente fazer exercício para emagrecer. Mas será que pedalar funciona?

No meu Instagram, eu trago diariamente conteúdo de como acelerar o metabolismo e emagrecer depois dos 40 anos. E lá uma pergunta muito comum é: “Pedalar emagrece?”

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Antes de falar em emagrecimento é preciso saber que a prática do ciclismo como meio de transporte, recreativa ou como forma de exercício é muito boa para a saúde. Fortalece o coração, evitando doenças, principalmente as síndromes metabólicas como hipertensão, diabetes, melhora nos níveis de colesterol, problemas cardíacos.

Fortalece os músculos das pernas, melhorando a circulação e ajudando na prevenção e no tratamento de varizes. E também faz muita diferença na saúde mental, pois é capaz de aliviar sintomas de ansiedade, depressão.

Sem contar que quem faz exercício, incluindo pedalar, diminui os sintomas e a mortalidade levada pela covid-19 e ainda potencializa os efeitos da vacina.

O que diz os pesquisadores?

Mas será que emagrece? Para explicar isso quero trazer aqui um estudo do Jornal Internacional de Obesidade em 2005, que fez uma pesquisa comparando 45 pessoas em 3 grupos.

Um que não fazia nada, o segundo que fazia aeróbio contínuo de 40 minutos diariamente e o terceiro que fazia HIIT de 20 minutos 3x por semana.

Após 15 semanas essa pesquisa verificou que o único grupo que emagreceu foi o que fez HIIT 3x na semana, o grupo 3.

Isso mostrou que pedalar pode ser eficiente para o emagrecimento. Porém para emagrecer não basta apenas sair e pedalar 40 minutos por dia como meio de transporte ou de forma recreativa.

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Para emagrecer você precisa de um treino para isso, que pode ser curto, de apenas 20 minutos 3x por semana, porém ele precisa de intensidade, ser feito em formato de HIIT.

Fazendo dessa maneira, o treino gera um estímulo que ativa e acelera o metabolismo fazendo o seu corpo queimar mais gordura por dias.

O que é HIIT?

 

 
 
 
 
 
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Concluindo, se você gosta de pedalar, continue pedalando, porém se você deseja usar esse momento para emagrecer, utilize sistemas de treino em alta intensidade para tornar a sua queima de gordura mais eficiente. No lugar de apenas “passear”, quando estiver pedalando alterne momentos de pedalar forte, com esforço, com momentos de recuperação, mais leve.

E se você tiver alguma dúvida sobre emagrecimento entre em contato comigo através das minhas redes sociais para eu trazer mais temas aqui de acordo com a sua dúvida.

Um abração e até a próxima.

Emagreça com essas dicas dos Web Stories

Referência:

Trapp, Ethlyn & Chisholm, D.J. & Freund, Judith & Boutcher, Steve. (2008). The effects of high-intensity intermittent exercise training on fat loss and fasting insulin levels of young women. International journal of obesity (2005). 32. 684-91. 10.1038/sj.ijo.0803781.