Qual o peso você gostaria de ter? Muitas pessoas colocam um determinado peso como objetivo final no processo de emagrecimento, acreditando que o número na balança é a melhor maneira de verificar se está emagrecendo.

Para emagrecer você não deve pensar apenas em diminuir o peso na balança. O emagrecimento consiste em diminuir a gordura corporal e nem sempre a balança é confiável para mensurar esse resultado. É comum pessoas que, ao emagrecer, não alteram o seu peso, mas conseguem uma verdadeira transformação corporal, eliminando a barriga, ganhando massa magra e diminuindo a gordura.

VEJA TAMBÉM: Não consegue emagrecer? Você pode ter hipotireoidismo

Da mesma forma existem pessoas que perdem peso na balança, as vezes até chegam no seu peso desejado, mas o corpo não fica como desejam. Muitas vezes emagrece e fica tudo mole. Isso ocorre pois existem muitas pessoas que perdem peso utilizando métodos como dietas excessivamente restritivas e fazendo apenas caminhada como exercício. Dessa maneira muitas vezes acabam perdendo mais massa magra que gordura.

Para saber mais como emagrecer e acelerar o metabolismo depois dos 40 anos me siga no meu Instagram, lá eu trago conteúdo diariamente te ensinado os melhores exercícios e estratégias para transforma o seu corpo depois dos 40 anos.

Gordura vs. músculo

Para compreender melhor porque isso ocorre, uma informação importante é que o volume da gordura é muito maior que o volume dos músculos. Isso quer dizer que 1 kg de gordura ocupa um espaço maior que 1 kg de músculo, então se você perder 1 kg de gordura e ganhar 1 kg de massa magra (músculos), seu peso será o mesmo, mas seu volume corporal será bem diferente. Isso trará um corpo desenhado e mais durinho.

VEJA TAMBÉM: Exercícios para fazer em casa e perder a gordura do abdômen

Então se você deseja emagrecer precisa pensar em eliminar gordura e não no peso. Você muitas vezes deve se preocupar menos com a balança e mais com outros quesitos.

Como saber se estou emagrecendo?

A melhor forma de saber se você realmente está emagrecendo é através das suas medidas de circunferência. Principalmente de cintura, abdômen e quadril.

Outra forma importante de se avaliar é através de fotos comparativas. Frente, lados e costas com o mínimo de roupa possível. Dessa maneira você consegue analisar a real transformação no seu corpo. Pois quando utilizamos apenas o espelho não conseguimos ver a nossa evolução. Isso ocorre porque nos olhamos todos os dias, e de pequenas em pequenas mudanças não podemos ver o que realmente mudou.

A evolução na comparação de fotos é muito importante, pois através delas conseguimos ver se o nosso treino e alimentação estão funcionando. Através dessa comparação você consegue compreender se está no caminho certo. Se você estiver evoluindo para onde deseja, continue fazendo o que está fazendo. Porém se você não tiver obtendo os resultados desejados, mude as estratégias.

Então, se você quer emagrecer saiba que o importante é perder medidas e transformar o seu corpo, pois essas representam uma real diminuição na gordura corporal e também aumento na saúde.