Essa semana fiz no meu Instagram, onde ensino como emagrecer depois dos 40 anos, uma enquete perguntando se o sexo melhora ou piora depois desta idade. O resultado foi bem equilibrado. Então decidi trazer aqui os prós e os contras do sexo depois desta idade.

Com o passar dos anos nós nos conhecemos melhor, conhecemos melhor o nosso próprio corpo, sabemos o que gostamos e o que não gostamos. Isso se chama autoconhecimento.

VEJA TAMBÉM: Precisa fazer musculação para emagrecer sem flacidez?

Com o tempo também aprendemos o que fazer e quando fazer, a hora certa e como tornar o clima melhor. Isso se chama experiência.

Se de um lado melhora, do outro…

Com o tempo o nosso organismo muda, e a secreção de hormônios sexuais, como a testosterona, diminuem a produção. Isso traz consequências não só para o metabolismo. A consequência disso é o diminuir o desejo, libido, e também efeitos no corpo que refletem no nosso psicológico.

Metabolismo mais lento, mudanças no corpo, preocupações, ansiedade geram insegurança. Isso leva a uma autoestima mais baixa que te faz muitas vezes não aproveitar mais como aproveitava antigamente. Fora a vontade que diminuiu, e muito, nessas situações.

Então tem seus prós e seus contras. Porém, você pode tornar o sexo melhor depois dos 40 do que era aos 20.

Você, se cuidando, fazendo exercícios adequados a sua idade, emagrecendo, ganhando condicionamento físico e se tornando mais saudável, melhora em todos os aspectos em relação ao sexo.

CONFIRA TAMBÉM: Como acabar com o efeito sanfona depois dos 40 anos?

Tanto a parte hormonal, quanto a parte psicológica, podem ser mudadas através do exercício e do autocuidado. Quando você cuida do seu corpo, você cuida de você. Os resultados são surpreendentes quando você se olha no espelho e se sente sexy e atraente.

Recebo muitooooos relatos de alunos e alunas que falam que o sexo com o seu próprio parceiro melhorou muito. A disposição, vontade e autoestima fizeram uma mudança enorme, não só no ato em si, no prazer, como também no relacionamento.

Temos vários tabus a quebrar entrando nesse assunto, mas sexo é bom e importante na nossa vida, principalmente para quem é casado. Tanto para as mulheres quanto para os homens.

Sexo é saúde, sexo é vida. Com muito respeito, sempre.

E para você, o sexo melhora ou piora depois dos 40? Você tem feito algo para melhorar? Vá no meu instagram e me conte.

Um abraço e até a próxima semana.