Ao escolher uma dessas opções, você vai, na prática, desperdiçar a oportunidade de escolher quem melhor vai te representar para administrar a cidade, seja na Prefeitura ou na Câmara Municipal, lembrando que nas eleições deste ano votaremos para os cargos de vereador e de prefeito, nessa ordem. Mas se for levar ao pé da letra, você anula seu voto se digitar um número não escolhido por nenhum candidato, enquanto o voto branco é quando você aperta a tecla branca na urna.

Ué? Mas qual é a diferença? Ela existiu, no passado. Antigamente, o voto branco era considerado válido e era dado ao vencedor da eleição. Era chamado de voto de conformismo, ou seja, você se conformava com qualquer um que ganhasse. Já o nulo era o voto de protesto, quando você fazia questão de manifestar a insatisfação com todos os candidatos.

+ Leia mais: Afinal, você sabe exatamente o que fazem os vereadores?

Hoje isso mudou. Os votos brancos e nulos não são considerados válidos pela Justiça Eleitoral. Eles são contabilizados e divulgados apenas para efeito de estatísticas, já que ambos te dão o direito de manifestar o descontentamento. Mas na prática eles não têm influência nenhuma, nem no processo eleitoral, nem no resultado das eleições.

E provavelmente você já ouviu aquela história de que se mais de 50% dos eleitores votarem nulo uma nova eleição deve ser feita. Isso não existe. Quero crer que o mito surgiu, não por má fé de alguém, mas por uma confusão no entendimento da legislação eleitoral. A lei diz que uma nova eleição deve ser realizada caso mais 50% dos votos forem anulados especificamente pela Justiça Eleitoral, em casos de crimes eleitorais. Somente assim com decisões judiciais.

+ Veja também: Como o Facebook e o Instagram podem te ajudar nessas eleições

O nosso papo aqui é igual quando a família combina, pelo grupo do Whatsapp, de almoçar em algum lugar no fim de semana, mas fica pendente a decisão do local. Se você não responder ou não tentar convencer os familiares sobre o restaurante que você prefere, o encontro será em outro lugar que talvez você não queira ir ou nem goste. Então é pior se você ficar quieto (voto branco) ou escolher um restaurante na Lua (voto nulo).

Então, daqui a 10 dias, vá até a urna e aproveite a oportunidade de escolher quem melhor te representa. Exerça o seu direito de votar. E vote com consciência.