Em iniciativa rara (talvez inédita), um veículo de comunicação dá oportunidade e espaço para propostas de candidatos aos cargos de prefeito e vereador de Curitiba e de municípios da região metropolitana e do litoral do Paraná apresentarem em vídeo as suas propostas de gestão. Nesse ano de campanha eleitoral atípica por causa da pandemia, a Tribuna do Paraná lançou um guia com o projeto Fala Aí, Candidato.

Podem participar os 5.411 candidatos de Curitiba; Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais; e Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

E é fácil. Basta enviar um vídeo, de no máximo 2 minutos, gravado na horizontal sem montagens, trilha sonora ou imagens de cobertura. É de cara lavada, mesmo, e na raça. E o roteiro é simples. O candidato deve começar respondendo às perguntas:

  • Por que (nome da sua cidade) precisa de você como vereador ou prefeito?
  • Quais minhas ideias e meus projetos para a educação em (cidade)?

Veja o vídeo:

Depois das respostas, o candidato pode apresentar suas considerações finais e se despedir do eleitor. Mas há algumas restrições. Não pode: pedir voto; exibir o número do candidato por qualquer meio; citar pesquisas eleitorais; e conteúdo ofensivo ou preconceituoso. Todas as regras e informações desse espaço para propostas de candidatos de Curitiba, RMC e litoral estão aqui.

É mais uma oportunidade de você, candidato, conversar com o seu eleitor e mostrar porque pretende se tornar um representante eleito com o voto popular. E, você eleitor, fique atento ao conteúdo dos candidatos que você pretende eleger e não deixe de procurar o nome do seu candidato no Google e nas redes sociais. Quanto mais informação, melhor!

Gostou? Comente aqui para que possamos trazer mais conteúdos como esse.

E leia mais em Filipi Oliveira