A vacina nos traz esperança de uma vida melhor, com menos restrições e com mais liberdade. E, ansioso por esse momento, matei a minha curiosidade temporariamente, e pesquisei, nas fontes oficiais, o número de pessoas vacinadas até hoje, dia 24 de março de 2021, no Brasil, no Paraná e em Curitiba.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, nesta terça-feira (23), que mais de 14 milhões de brasileiros receberam a vacina contra a covid-19. O Brasil é o 5º país do mundo em número absoluto de vacinados. Se considerarmos a taxa de vacinação por habitantes, o país está na 58ª posição, segundo dados de um instituto ligado à Universidade de Oxford. Bolsonaro afirmou ainda que mais de 32 milhões de doses foram distribuídas a todos os estados brasileiros.

Aqui no Paraná, segundo o portal oficial do governo do estado, 637 mil pessoas receberam a primeira dose do imunizante, enquanto 201 mil já receberam a segunda, com dados atualizados até as 17 horas desta quarta-feira (24). Já foram distribuídas 965 mil doses, o que dá mais de 80% na relação entre distribuição e aplicação.

Em Curitiba, 132 mil pessoas foram vacinadas, com atualização do Painel Covid-19 Curitiba até esta terça-feira (23), sendo que quase 48 mil já tiveram a segunda dose. Dos grupos prioritários, a vacinação na capital completou 100% da população indígena em terras demarcadas; 97% para trabalhadores e moradores de Instituições de longa permanência para idosos e para pessoas com deficiência; 66,2% para trabalhadores de saúde; e 24,8% para idosos.

Minhas condolências a todas as pessoas que perderam familiares para a covid-19. Tenho amigos e conhecidos próximos internados, neste momento, buscando a recuperação. Mas tenho esperança de uma vida melhor e trago aqui uma luz, um alento, para voltarmos a viver em sociedade. A vacina não é só esperança. É realidade. E espero que caminhe a passos largos.

Vacinômetro

Brasil: 14 milhões

Paraná: 637 mil

Curitiba: 132 mil