Gosta de gatos? Já pensou em ter um bichano como mascote da sua família? Antes de decidir pela adoção ou pela compra de um filhote, conheça algumas características destes animais incríveis, independentes e muito amorosos, dadas pelo médico veterinário e Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis, Alexandre Merlo.

1. Gatos dormem muito: “Dormir por longos períodos. Esse é um hábito normal para os felinos e, apesar de eles fazerem isso em qualquer lugar da casa, é melhor providenciar um cantinho próprio onde se sintam seguros”.

2. Gatos gostam de brincar: “Os gatos também adoram passar o tempo e gastar energia brincando. Os brinquedos preferidos deles são aqueles que possuem penas, sininhos, cordas coloridas soltas – o importante é que sejam chamativos”.

3. Gatos não gostam de comer e beber água perto da caixa de areia: “Logo que fazem suas necessidades na areia, os gatos as enterram, se protegendo e evitando que um possível predador sinta o seu cheiro. Ele não se sente seguro em se alimentar próximo a este local”.

4. Gatos gostam de água fresca e em movimento: “Sempre troque a água das vasilhas de seu gato e procure colocar muitas vasilhas de água pela casa, uma vez que eles são preguiçosos para beber. E atenção: quanto mais amplas as vasilhas, melhor – eles não gostam de mergulhar os bigodes na água”.

5. Gatos não precisam de banhos regulares: “A menos que o médico veterinário prescreva banhos por algum fator específico, os gatos não necessitam deste tipo de limpeza com frequência. O que é importante é a escovação dos pelos, isso evita que pelos soltos sejam engolidos por eles quando se lambem”.

6. Gatos não podem comer certos alimentos humanos: “Evite dar ração de outros animais para o seu gato e alimentos como cebola, alho, uvas passas, cafeína, chocolate, ovos, leite e carnes cruas. O ideal é conversar com o médico veterinário para conhecer a ração mais indicada para eles”.

7. Gatos vivem muito bem solitariamente: “Ao contrário do que se pensa, gatos costumam ser felizes vivendo sozinhos. Eles não têm a mesma necessidade dos cães, e, às vezes, a chegada de um companheiro pode ser um transtorno.”.

8. Gatos precisam de vacinas que vão além da antirrábica: “A vacina contra a raiva já é bem conhecida entre os donos de gatos, mas não é a única no calendário de vacinação. Os gatos podem ser infectados com a Leucemia felina, que é uma doença infecciosa que enfraquece o sistema imunológico e não tem cura. Além disso, eles também podem adquirir doenças respiratórias e gastrointestinais”.

Adoção responsável: Baguera tem dois anos e meio e já está castrada, vacinada e desverminada. Super dócil com humanos, ela também convive bem com outros animais. Informações sobre adoção: www.facebook.com/probem.curitiba/
Adoção responsável: Baguera tem dois anos e meio e já está castrada, vacinada e desverminada. Super dócil com humanos, ela também convive bem com outros animais. Informações sobre adoção: www.facebook.com/probem.curitiba/

Agenda de eventos e feiras de adoção

Sábado 7

Campanha de adoção de cães do Grupo Tomba Latas, no Valentyna Pet Store, Rua Ulisses Vieira, 448 Vila Izabel, das 10h às 16h.

Campanha de adoção responsável de cães e gatos do grupo Adote Com Consciência. Na BR Vet Farmácia Veterinária, Rua General Polli Coelho, 192 – Tarumã, das 10h às 16h.

Campanha de adoção de cães adultos e filhotes da Ong Probem Curitiba, em parceria com a Pedigree. No Petz, Av. Nossa Senhora Aparecida, 538 – Seminário, das 13h às 18h.

Encontro de adoção de cães e gatos em parceria com as ONGs Amigo Animal e Beco da Esperança. No HiperZoo, Rua Desembargador Westphalen, 3.448, das 10h às 17h.

Evento de adoção de cães dos grupos Salva Bicho e Ajude Focinhos Curitiba, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h às 16h.

Evento de adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.  Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.

Feira de adoção responsável de filhotes da EsalPet Petshop, Rua Professor Sebastião Paraná, 125 – Vila Izabel, aos sábado, das 10h às 16h.

Feira de adoção de cães da Casa do Produtor, Rua Engenheiros Rebouças, 1814 – Rebouças, sábados e domingos, das 10h às 16h.

Mutirão do carinho e do banho para os cerca de mil cães da Ong Amigo Animal. Os voluntários saem juntos às 8h30, da Rua Padre Boleslau Lucas Bayer, 613, no Campo Comprido, com destino à chácara, que fica em Campo Magro. Informações: amigoanimal@amigoanimal.org.br

Domingo 8

Bingo da Associação Vida Animal (Avan), no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, Rua Comendador Fontana, 57 – Centro Cívico, a partir das 14h30. www.facebook.com/avancuritiba/

Evento de Adoção de Cães e Gatos do Grupo Adote Com Consciência, no Bicho Chic Petshop, Rua José Carolo, 888 – Ecoville, das 11h às 16h.

Encontro de husky siberiano no HiperZoo, com food trucks para garantir o almoço, piscina de bolinhas para os pets, espaço reservado para eles brincarem soltos e sorteio de brindes.  Na Rua Des. Westphalen, 3448, a partir das 11h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br