Não importa em que momento profissional você se encontra se em início de carreira, buscando novo emprego ou uma promoção, a única forma de ser escolhido primeiro é desenvolver uma estratégia de Personal Branding.

Realidade reafirmada por vários especialistas que por meio de estratégias de comunicação busca criar uma reputação e percepção de mercado. Não basta mais ser qualificado é necessário saber se comunicar.

Como com produtos a marca está relacionada em como o mercado nos enxerga, o que os outros falam da gente e por isso é tão importante iniciar logo.

Primeiro passo é realizar o exercício abaixo.

Quando você vai ao supermercado pare para observar a quantidade de produtos que são ofertados para cada categoria seja de alimentos ou bebidas. Se coloque na prateleira e observe a sua volta quantos outros profissionais existem com atributos e qualidades semelhantes das suas e se pergunte.

  • Por que devem me escolher?
  • O que eu faço para me destacar das demais marcas?

Segundo passo é desenvolver a sua marca pessoal em 10 passos.

  1. Quem é você? Qual a sua história, seus valores e a sua missão.
  2. Ter bem claro o seu propósito.
  3. Quem são meus concorrentes dentro do mercado que atua.
  4. Identifique os seus pontos fortes e fracos e se posicione estrategicamente baseado em uma análise de SWOT.
  5. Desenvolver um plano de comunicação.
  6. Faça seu planejamento de carreira em 9 passos.
  7. Como você conta a sua história – desenvolver uma comunicação verbal e escrita de forma clara e objetiva.
  8. Ter um perfil poderoso no Linkedin.
  9. Compartilhar bons conteúdos.
  10. Tenha um mentor que te auxilie em todo o processo.

Empresas não contratam o que você faz e sim o porquê.

Não esqueça que sua marca pessoal deve apresentar e entregar a sua cultura, seu propósito e o seu valor.

Na próxima semana irei detalhar os 4 primeiros passos da construção da sua marca pessoal.

Boa semana.